O prefeito Jonas Donizette formalizou, nesta terça-feira, 22 de janeiro, a adesão de Campinas ao Programa Cidades Sustentáveis. Ele assinou os decretos para que o Congeapa (Conselho Gestor da APA) seja ligado à Secretaria Municipal do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, para a regulamentação do Censo Verde e criação do grupo gestor técnico.
“Esses decretos não geram gastos e credenciam a Prefeitura a buscar parceiros na economia verde e reafirmar o nosso compromisso na área sustentável”, afirmou.
O Programa Cidades Sustentáveis já tem a participação de197 cidades e faz parte da Rede Nossa São Paulo, do Instituto Ethos e da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, que visa sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma social, econômica e ambientalmente sustentável.
De acordo com o secretário do Verde, Rogério Menezes, esse é o início do projeto de trabalhar pela sustentabilidade. A cidade terá de cumprir um plano de metas tendo por base 100 indicadores que compõem 12 eixos.
Até abril de 2013, deve divulgar todos os indicadores que precisarão ser atualizados anualmente. “É um trabalho que não se resume a esta gestão, mas um processo que envolverá também as futuras gerações. Vamos trabalhar na metodologia para aplicar no Cidades Sustentáveis”, afirmou Menezes.
A Prefeitura de Campinas contará com a parceria da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) nas pesquisas e informações e apoio no cumprimento das metas do Programa Cidades Sustentáveis.
Censo Verde
O Congeapa, que era ligado à Secretaria de Planejamento, passa a ser da Secretaria do Verde e do Desenvolvimento Sustentável, como o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema). O Censo Verde é uma forma de cadastramento, desenvolvido pela IMA (Informática dos Municípios Associados), em que será possível que empresas, cidadãos e ONGs preencham com os dados das ações na área de sustentabilidade. E o grupo gestor será responsável por engajar os setores e organizar os trabalhos.
Eixos de sustentabilidade
São 12 eixos da plataforma Cidades Sustentáveis:
- Governança;
- Bens Naturais Comuns;
- Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz;
- Planejamento e Desenho Urbano;
- Cultura para a Sustentabilidade;
- Gestão Local para Sustentabilidade;
- Economia Local Dinâmica Criativa e Sustentável;
- Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida;
- Melhor Mobilidade, Menos Tráfego;
- Ação Local para a Saúde;
- Do Local para o Global.
- Educação para Sustentabilidade e Qualidade de Vida.
Cada um dos eixos apresenta um número de indicadores.




