A Prefeitura vai distribuir cerca de 6 mil máscaras de proteção nesta quarta-feira, 13 de maio. Os motoristas de ônibus de todas as linhas vão entregar 4 mil máscaras de tecido para passageiros, a partir das 5h. O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira. A Prefeitura disponibilizou as máscaras de tecido para a Transurc, que distribuiu entre os motoristas.
O objetivo é que os motoristas entreguem para passageiros que, por ventura, tenham esquecido de levar a máscara. O ideal é que a pessoa saia de casa com a máscara porque o uso é obrigatório no transporte coletivo – ônibus, táxi e por aplicativo – desde o dia 4 de maio. Motoristas e passageiros devem usar. Os motoristas podem impedir a entrada no transporte de quem estiver sem máscara.
Também nesta quarta-feira, a partir das 16h, serão entregues cerca de 2 mil máscaras de tecido para a população na Avenida Suaçuna, no distrito do Ouro Verde. A ação será feita pela Guarda Municipal. A Prefeitura recomenda o uso de máscaras mesmo ao ar livre, nas ruas. “A maioria das pessoas está colaborando, mas com essa distribuição, vamos reforçar esse alerta de que todos devem usar máscaras”, destacou o prefeito Jonas Donizette.
A Prefeitura contratou costureiros para confeccionar cerca de 100 mil máscaras de tecido para distribuir, de forma educativa, para a população. Já foram distribuídas 16 mil máscaras nos 11 terminais de ônibus: Central, Mercado, Campo Grande, Ouro Verde, Barão Geraldo, Vida Nova, Padre Anchieta, Vila União, Itajaí, Dom Pedro e Iguatemi; e nos pontos de bloqueio.
Também é obrigatório usar máscaras dentro de estabelecimentos fechados (supermercados, farmácias etc) e os proprietários devem impedir a entrada de quem estiver sem. Caso seja necessário, o motorista ou o proprietário do estabelecimento pode acionar a Guarda Municipal.
A importância do uso de máscaras é destacada por diversas autoridades de saúde, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), mesmo para pessoas sem sintoma algum da Covid-19 porque funciona como uma barreira física e impede que gotículas contaminadas se espalhem.