21.9 C
Campinas
terça-feira, novembro 12, 2024

Prefeitura entrega Complexo Viário Joá Penteado: obra é aguardada há 20 anos

Data:

tunelCampinas entra na reta final dos trabalhos para a entrega do Complexo Viário Joá Penteado. Agora, faltam apenas dois dias para a cidade se beneficiar de uma obra esperada por toda a população há 20 anos.

Todo o Complexo entrará em operação neste sábado, dia 28 de novembro, e, para facilitar a vida da população, a Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Públicos, antecipou nesta quinta, dia 26, as principais alterações e vantagens que esse novo sistema viário proporcionará à cidade, com ampliação de rotas de deslocamentos e novos acessos.

Para o sistema de transporte, as melhorias proporcionadas pelo novo sistema viário estão relacionadas à redução de percurso e do tempo de deslocamentos, além da circulação por vias mais seguras, com ampla sinalização. Enfim, vai ficar muito mais fácil se deslocar em todo o entorno.

Para o trânsito, o Complexo Joá Penteado traz um cenário totalmente novo, com impacto na redução de lentidões, na oferta de rotas mais racionais, com economia de tempo, dinheiro e redução da poluição.

De acordo com o prefeito Hélio de Oliveira Santos, “o túnel não só desafoga o trânsito no centro urbano do Município, mas também tem uma importância estratégica para as microrregiões da cidade, possibilitando deslocamentos de um extremo ao outro, sem a necessidade de se passar pelo Centro”.

Dr. Hélio complementou que “não é simplesmente a entrega para a população de um túnel que está parado há duas décadas, mas a entrega de um conjunto de ações que prepara o trânsito de Campinas para os próximos 20 anos, sem caos na circulação.”

Durante a divulgação, o secretário de Transportes, Gerson Luís Bittencourt, agradeceu o papel preponderante dos meios de comunicação, com a divulgação das rotas de desvio durante os 10 dias de fechamento do Túnel 1, que foi decisiva para minimizar os transtornos ao trânsito.

Ele enfatizou que Campinas caminha para um processo de consolidação da circulação, com a implantação de três anéis viários: o Anel Rodoviário e construção das marginais das rodovias, os Anéis Centrais (que circundam o Centro e Centro expandido, conhecidos como Rótula e Contra-Rótula) e o Anel Intermediário, já batizado como Anel da Integração Engenheiro Rebouças, pelo prefeito. Essas ações possibilitarão os deslocamentos entre pontos da cidade sem a necessidade de utilizar a área central, como estratégia para evitar congestionamentos”.

Os recursos para a conclusão do segundo túnel e remodelação do sistema viário da região somaram R$ 48 milhões.

Obras complementares

O secretário de Infraestrutura, Osmar Costa, informou que aguarda mais R$ 8 milhões para a conclusão de obras que complementarão a circulação em toda a região do Complexo, como a construção da marginais do Picarrão, intervenções nas avenidas Prestes Maia e Aquidaban.

Participou também da divulgação, o secretário de Serviços Públicos, Flávio de Senço.

1- O trânsito nos túneis – redução da velocidade
Uma das principais novidades para quem acessar o novo Complexo está relacionada à nova velocidade regulamentada.

Nos dois túneis, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h nas chegadas e acessos (aproximação) e dentro deles, a velocidade máxima regulamentada será de 50 km/h. Haverá fiscalização eletrônica com radares fixos nos túneis.

O Complexo vai comportar a circulação de 60 mil veículos/ dia – 30 mil em cada sentido – e dentro haverá câmeras da Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp). O processo de licitação para instalação das câmeras já está em andamento.

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), em todo o entorno do Complexo Viário Joá Penteado foram instaladas 120 placas de sinalização, sendo 100 de regulamentação e 20 de orientação. Os dois túneis têm 600 metros de extensão, sendo 300 metros cada um.

Início de operação

Segundo Bittencourt, a expectativa é de que o Complexo seja aberto ao trânsito, duas ou três horas após a sua inauguração. “Queremos muito que a população conheça o novo sistema viário ainda no final de semana, pois teremos um dia útil mais tranquilo na segunda-feira para que o motorista se adapte às alterações.”

Com o início de operação do Complexo Viário Joá Penteado, as opções de caminhos e destinos foram ampliadas.

Confira como ficará a circulação nos dois túneis:

a) Túnel 1
O Túnel 1, velho conhecido dos motoristas, terá circulação exclusiva no sentido bairro x Centro – uma das principais novidades. Portanto, deixará de receber o fluxo no sentido contrário.

Para quem estiver na Avenida Dr. Ruy de Almeida Barbosa, o Túnel 1 garantirá o acesso às avenidas Dr. Campos Salles e Andrade Neves. Duas faixas de rolamento permitirão essa circulação. A terceira faixa (da esquerda) garantirá acesso preferencial à Avenida Lix da Cunha, pois sofreu inversão no sentido de circulação.

Uma das principais vantagens para o motorista é que ele não precisará mais fazer um retorno, ao sair do Túnel, para acessar a Lix da Cunha – por isso, seu percurso será reduzido em cerca de 300 metros, com melhorias também para a circulação nas avenidas Andrade Neves e Benjamin Constant.

b) Novo túnel
O novo túnel, que terá sentido exclusivamente Centro X bairro, proporcionará as seguintes rotas de circulação:

– Para o motorista que está na Avenida Lix da Cunha serão três opções. A primeira é o acesso direto ao Túnel (chamado mergulho da Lix para o Complexo) para acessar a Avenida Dr. Ruy de Almeida Barbosa.

– A segunda opção, chegando da Lix, é o acesso à Avenida dos Expedicionários, no sentido Viaduto Miguel Vicente Cury.

– Já a terceira opção para quem vem da Lix é a possibilidade de acessar a Rua Lidgerwood e Avenida Dr. Campos Salles.

– Já quem estiver na Avenida Benjamin Constant, na faixa da esquerda, também poderá entrar diretamente no Túnel, em direção à Marginal do Piçarrão e à Avenida Prestes Maia.

– A segunda opção garantida pelo novo Complexo Viário, para os motoristas que estão na faixa da direita da Benjamin, é o acesso à Avenida Lix da Cunha para chegar a Campinas-Monte Mor e à Rua Dr. Ricardo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363