As ações que visam preparar os três cemitérios municipais (Saudade, de Sousas e Parque Nossa Senhora da Conceição – Amarais) para a visitação às sepulturas neste dia 2 de novembro, Dia de Finados, estão em fase de conclusão pela SETEC – Serviços Técnicos Gerais, autarquia responsável pela administração dos três campos municipais de sepultamento.
Segundo dados do engenheiro responsável pelos cemitérios, José Carlos Raineri, os serviços incluíram a implantação de 2,5 mil metros de guias, plantio de 5,5 mil metros quadrados de gama, troca de encanamento e instalação de caixa d´água com capacidade para 15 mil metros cúbicos para garantir que não faltará água no local, apenas no Cemitério Parque Nossa Senhora da Conceição (Amarais), além de serviços de pintura.
No Cemitério da Saudade foram recuperadas calçadas e vias. Foram, além disso, extraídas árvores secas, que foram substituídas por novas mudas. O Saudade contou também com ações de limpeza de suas áreas comuns. E no de Sousas, além de serviços básicos como corte de grama, recuperãção de pisos e de calçamento, toda a instalação elétrica foi trocada.
O trabalho de preparação não se limita, porém, às ações da autarquia, mas conta com a colaboração de diversos outros órgãos do município, como as secretarias municipais de Serviços Públicos (por meio das Administrações Regionais), de Saúde (por intermédio do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, que disponibiliza contingente da Guarda Municipal, a Sanasa, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), além da Polícia Militar (PM).
Neste ano, por conta da disponibilização, pela SETEC, de veículos semelhantes aos carrinhos de golfe para transporte de pessoas idosas, crianças, gestantes e pessoas com baixa mobilidade, as vans do Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI-Serviço) da EMDEC, não atuarão nas áreas dos cemitérios.
A expectativa da SETEC é que Finados leve aos três cemitérios cerca de 140 mil visitantes. O Cemitério da Saudade, onde há 32 mil sepulturas, é o que costumeiramente recebe o maior volume de visitantes. Por lá devem passar até o dia de Finados, cerca de 80 mil pessoas. Os cemitérios Parque Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e de Sousas, devem receber 60 mil visitantes, sendo 50 mil no primeiro.
Para oferecer melhores condições de visitação ao público, além dos trabalhados de limpeza, pintura, reparação em calçamentos, poda e retirada de galhos de árvore, os cemitérios municipais atenderão em horário ampliado, das 6h às 19h, no Dia de Finados. Em período normal o funcionamento vai das 7h às 18h.
Características dos cemitérios
No Cemitério da Saudade, o maior de Campinas, estão sepultadas, em boa parte, personalidades ilustres da história de Campinas, como o barão e a baronesa Geraldo de Resende, Barão de Atibaia, Mário Gatti, Bento Quirino, Thomaz Alves, Ferreira Penteado, Francisco Glicério Cerqueira Leite, Dr. Manoel de Assis Vieira Bueno, Antonio Carlos de Moraes Salles, Orozimbo Maia, Heitor Penteado, Castro Mendes, Álvaro Ribeiro e, entre outros, o precursor da fotografia, Hércules Florence.
O Saudade abriga também sepulturas dos chamados milagreiros, como o escravo Toninho (escravo do barão Geraldo cujo túmulo fica ao lado da sepultura do barão), os três anjinhos (crianças que morreram em decorrência de um incêndio na casa onde moravam) e Jandira (uma prostituta que ateou fogo ao corpo depois de ter seu casamento desfeito).
Já o Parque Nossa Senhora da Conceição, campo de sepultamento em estilo cemitério parque, é o único entre os três cemitérios municipais a cumprir o papel social de sepultar gratuitamente corpos pertencentes às famílias de baixa renda. O cemitério ocupa área de 150 mil metros quadrados nas proximidades do Aeroporto Amarais.
O Cemitério de Sousas é o menor deles e abriga sepulturas em estilo convencional e também em estilo parque. Foi instalado em 1898 para atender basicamente a população do distrito de Sousas. Sua ocupação acompanhou o ritmo da expansão do distrito de Sousas, onde ocupa uma área de 14 mil metros quadrados.
É nele que estão sepultados corpos pertencentes a algumas famílias tradicionais do distrito desde o ciclo do café. O Cemitério de Sousas dispõe de seis quadras – uma em estilo parque e cinco em estilo tradicional – e com um total de 4.120 sepulturas, em algumas das quais os ornamentos refletem a pujança das famílias tradicionais do distrito




