O feriado prolongado terá atração cultural para todas as idades em Campinas. Desde esta quinta-feira, dia 7 de junho, até o domingo, dia 10, a programação será variada na cidade, com opções que variam de exposições, espetáculos teatrais a espaços culturais que estarão abertos à população que buscar atividades.
No Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC), a exposição “Antropoantro – Em Todos os Lugares” foi aberta nesta quarta-feira, dia 6, e segue aberta à visitação até o final desse mês. Reunindo outras três exposições coletivas do grupo Antropoantro, a mostra é a coletânea dos trabalhos produzidos nos últimos 11 anos pelos sete artistas que compõem o coletivo, mais obras de alguns convidados.
O MACC foi dividido em três espaços que reunião diferentes tempos e temas na exposição. O primeiro reunirá obras do “Museu do Vazio”, catálogo virtual criado para discussão e registro de obras na ocasião da 28ª Bienal da Arte de São Paulo. Nos outros dois locais, “Hileia – A Floresta”, uma mostra sobre a floresta Amazônica apresentada em outubro do ano passado em Madrid, ocupará os espaços.
O Museu está aberto de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado, das 9h às 16, domingos e feriados, das 9h às 13h. O MACC fica na Rua Benjamin Constant, 1.633, Centro. Mais informações pelos telefones (19) 3236-4716 / (19) 2116-0346.
Missa e procissão
Ainda na quinta-feira, a Prefeitura apoiará a Arquidiocese de Campinas nas celebrações de Corpus Christi. A programação começará com uma missa, celebrada no Teatro de Arena do Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCC) “Carlos Gomes”, a partir das 16h, pelo Padre Florentino.
Logo após a celebração, às 18h, terá início uma procissão que irá do Teatro de Arena até a Catedral Metropolitana de Campinas. Como duração prevista de uma hora, a procissão será encerrada com a Benção do Santíssimo a toda cidade ministrada pelo novo Arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos.
A Secretaria Municipal de Cultura participa da organização e cessão do Teatro de Arena, além de 12 banheiros químicos. Diversos órgãos públicos apoiarão nas celebrações. Secretarias de Urbanismo, Serviços Públicos, Defesa Civil, Guarda Municipal, Sanasa, Setec, Emdec, SAMU e Polícia Militar terão servidores trabalhando no dia.
MIS
O Museu da Imagem e do Som (MIS) oferece três exibições durante o feriado. Na sexta, às 19h, o ciclo “Diversidade Cultural – outras linguagens, outros olhares”, traz o filme tailandês “Mal dos Trópicos”, de 2004.
No sábado, a mesma mostra, traz o filme argentino “O Menino Peixe”, de 2009, vencedor de diversos prêmios internacionais, a partir das 16h. No mesmo dia, só que às 19h30, o filme inglês “The Debussy Film”, de Ken Russel, será exibido no ciclo “Música – Cinebiografia”.
Após as exibições são realizados debates sobre os filmes. Todas as atividades são gratuitas. O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) está localizado na Rua Regente Feijó, 859, no Centro. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: (19) 3733 8800 ou pelo e-mail mis@campinas.sp.gov.br
Programação para crianças
Para as crianças, o feriado tem programação no Teatro Infantil “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás, com o espetáculo Voar – onde o longe é perto…, com texto e direção de Walter Rhis. Os espetáculos misturam cantigas de roda, de ninar e lúdicas, brincadeiras, lendas brasileiras e parlendas e prometem encantar públicos de todas as idades.
No sábado, a apresentação tem início marcado para às 15h30 somente. Já no domingo, serão dois espetáculos, um pela manhã, às 11h, e outro vespertino, às 15h30. Os preços dos ingressos são R$ 20,00 a inteira e R$ 10,00 a meia (válida para estudantes, aposentados e educadores).
O Teatro Infantil Carlito Maia fica dentro do Bosque dos Jequitibás, localizado na Rua Coronel Quirino, número 2, no Bosque, região central de Campinas. Mais informações pelo telefone (19) 3232.5977.