
Um encontro está marcado para a próxima semana entre Conselheiros de Saúde para discutir o andamento do projeto de implantação de um novo Centro de Saúde, em Sousas.
A construção de um novo espaço começou a ser ventilada há três anos pela Secretaria da Saúde, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria do Verde. O local previsto para obra é campo de futebol do Jardim Conceição.
O processo foi decorrente de um abaixo assinado pelos moradores do Jardim Conceição. Em resposta ao documento, o Diretor do Departamento de Projetos Obra e Viação da Prefeitura de Campinas, engenheiro Renato Camargo, informou que o processo se encontra na Coordenadoria de Orçamentos e Custos para elaboração de estrutura de custos e demais elementos técnicos necessários a licitação.
De acordo com o diretor ainda resta pendências de licenciamento ambiental em andamento, e falta os laudos técnicos de avaliação expedido pela Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo a coordenadora do Centro de Saúde de Sousas, Nicole Montenegro, desde a reforma o assunto sobre a transferência de local começou a tomar corpo nas reuniões.
“Temos dois terrenos sendo estudados, um no Jardim Conceição e outro ao lado do Centro de Saúde, mas não temos nada definido. Essa é uma discussão antiga da OP e só foi retomada agora. Esta não é uma discussão fácil e as secretarias de saúde e Infraestrutura estão estudando as possibilidades e melhor opção”, afirmou.
Já o médico Tarcísio Rabelo, diz que o atendimento do Centro de Saúde de Sousas, já não comporta mais a demanda de usuários. “O Centro de Saúde está com a mesma estrutura que tinha há 20 anos. Sousas dobrou o número de habitantes e precisa de outro local”, completa.
Segundo o médico, ainda existe um déficit de funcionários. Principalmente auxiliares e técnicos de enfermagem e recepcionistas. “Área complicada como a nossa precisava ter mais Agentes de saúde, pela extensão do território de Sousas”, lamenta Rabelo.
Hoje o Centro de Saúde conta com 70 funcionários que atendem por volta de 700 pacientes por dia, entre moradores de Sousas, Vila Santana, área rural e Vila Brandina.




