Neste recital, escutaremos algumas das mais interessantes composições de Egberto Gismonti, apresentadas e arranjadas para violão solo pelo violonista e compositor Daniel Murray. Utilizando o violão tradicional de 6 cordas, em diferentes afinações e o violão de 11 cordas, Murray mergulhou nas complexas melodias, harmonias e polirritmias propostas por Egberto, traduzindo e recriando suas composições numa visão pessoal que vai além da transcrição fiel ou “arranjo”, e que engloba as principais referências do trabalho de Gismonti, como Heitor Villa-Lobos, Antônio Carlos Jobim, Baden Powell, ao lado de Leo Brouwer, Igor Stravinsky, Carlo Gesualdo e Claude Debussy. A criação e operacionalização desse repertório teve início em 2015, depois de um recital na Av-Rio. Em 2019, o álbum “Daniel Murray – Universo Musical de Egberto Gismonti” foi lançado pelo selo Carmo em importante parceria com a ECM e produção assinada pelo próprio Gismonti.
O repertório é composto das músicas Carmen, Frevo, Água e vinho, Memória e fado; Forrobodó; A fala da paixão, 7 anéis, Saudações (E. Gismonti/ Paulo César Pinheiro), Dom Quixote / Baião Malandro e Palhaço. Todas as músicas foram compostas por Egberto Gismonti e arranjadas para violão solo por Daniel Murray, exceto “Choro” e “Memória e Fado” originais para violão solo.
Considerado um dos mais talentosos violonistas brasileiros de sua geração, Daniel Murray desenvolve ativa carreira como intérprete e compositor, apresentando-se no Brasil, América Latina e Europa desde 1998. A conquista de seu primeiro prêmio, no “Concours International de Guitarre de Trédez- Locquémeau” – Bretanha – França, aos 14 anos de idade, marca o início de sua carreira. Sua discografia é composta por onze álbuns, cinco dos quais dedicados ao violão solo. Seu primeiro trabalho, gravado em 2008 – “Universos Sonoros para Violão e Tape”, foi realizado através do prêmio Petrobrás Cultural. Depois, seguiram-se “Tom Jobim para Violão Solo” e “Autoral”, ambos produzidos por Paulo Belinatti, “Universos em Expansão”, dedicado à música erudita contemporânea, além de trabalhos gravados como integrante do Duo Saraiva- Murray, Trio Opus 12, Quarteto Tau e Núcleo Hespérides.
Em 2011, realiza turnês internacionais, tocando em Londres (Saint Martin in the Fields, National Theatre, entre outros), Cambridge, Atenas, Paris, Saint Germain les Corbeil, Septveaux, além de participar da BIG (Bienal do Violão) em Chambéry/Lyon e do “MIDEM Festival” em Cannes. Também se apresentou como solista na “Porgy and Bess”, tradicional casa de shows em Viena, como o único brasileiro selecionado para integrar a programação da “Classical NEXT”, importante plataforma internacional para a música erudita. Na Dinamarca, apresentou-se no Royal Danish Conservatory of Music, além de ter realizado uma série de concertos didáticos através da LMS – Levende Musik i Skolen.
Em 2015, foi indicado ao “Prêmio Concerto” por sua atuação como solista. Em 2016, gravou, na Dinamarca, o álbum “Brazilian Landscapes” (OurRecordings/Naxus), ao lado de Michala Petri (flauta doce) e Marilyn Masur (percussão), com o qual conquistou a medalha de prata no Global Music Award. Também neste ano, sua composição “Canção e Dança” lhe rendeu o primeiro lugar no “Concurso Novas III”.
Em 2017, fez seu début como solista, interpretando o concerto de Heitor Villa-Lobos, além de sua composição “Camarecóica” junto à Israel Chamber Orquestra (ICO) sob a batuta de Doron Salomon, em Tel-Aviv. Em 2018, recebeu o prêmio de destaque no “FMCB – Festival de Música Contemporânea Brasileira” por sua performance em homenagem a Egberto Gismonti. Neste ano, ainda foi solista da Orquestra Sinfônica Nacional (OSN) em Brasília e da Camerata da Orquestra Experimental de Repertório (OER), além de realizar turnê na Alemanha, promovendo seu recente álbum solo, intitulado “14-37 – Brazilian music for solo guitar” (Acoustic Music Records), onde faz uma retrospectiva de sua carreira.
Em 2019 lançou “Universo Musical de Egberto Gismonti” pela ECM produzido pelo próprio Egberto. Seu mais recente álbum: “Sombranágua: septeto autoral” (2020) registra suas composições para grupo um septeto formado por Luiz Amato (violino), Adriana Holtz (violoncelo), Sarah Honsby (flauta), Pedro Gadelha (contrabaixo), Caito Marcondes (percussão) e Gustavo Barbosa-Lima (clarinete).
Lançou em 2021 o EP solo “Five Pop Tunes” com composições de Marco Pereira, além do álbum “Lugar ao vento” onde interpreta junto a Chrystian Dozza composições de Alexandre Guerra. Recentemente foi solista com a OER sob batuta de Jamil Maluf em celebração dos 100 anos da semana da arte moderna no Teatro Municipal de São Paulo. Lançou junto a Paulo Bellinati o EP “Sinfonia da Alvorada”, dedicado a obra orquestral de Tom Jobim em parceria com Vinicius de Moraes.
Serviço
Universo Musical de Egberto Gismonti com Daniel Murray (Violão)
25 de maio de 2024 – Sábado – 20h
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas
Preço único R$ 40,00.
Garanta o seu ingresso antecipadamente até às 17h do dia 25 de maio, sábedo, apenas pelo whatsapp 19 997206186.
Crianças de até 12 anos pagam meia entrada.
Não devolvemos valor do ingresso
Certifique-se da chave de pix e de que haja ingressos antes de comprar
Venham agasalhados, de preferência com chapéu
Serviço de bar da Rabeca Cultural
Aceitamos cartões de débito




