O concerto apresenta uma seleção de composições de Chico Saraiva, das premiadas, com parceiros ilustres, às últimas e ainda inéditas, que passa por seus álbuns autorais e se mesclam com toadas da cultura tradicional, assimiladas como membro do grupo A Barca. Trabalho que conduziu o músico até a Viola Machete, instrumento que é chave para o samba de roda do Recôncavo Baiano, que se soma a seu já reconhecido violão para tecer a trama de cordas que se completa com o quatro venezuelano da estreante, diretamente de Florianópolis (SC), Grendell.
Cantora de voz expressiva e que timbra perfeitamente com a de Chico. O músico acaba de voltar de uma imersão com os mestres do Recôncavo Baiano com a Viola Machete, e de uma experiência não menos importante como jurado no Festival de Bumba Boi de Parintins (AM), de onde vem uma toada do repertório desse concerto.
Chico Saraiva é graduado no curso de música popular da Unicamp, no qual concebe seu CD de estreia, o instrumental “Água” (MCD/1999), que ao lado do nascimento do grupo “A Barca”, com o qual pesquisa e movimenta a música das culturas tradicionais brasileiras há mais de vinte anos, estabelecem dois marcos fundamentais de sua carreira. Em 2003, Chico venceu o 6º Prêmio Visa de MPB, Edição Compositores e gravou de seu segundo CD “Trégua” (Biscoito Fino/2003), considerado uma “obra-prima” pela imprensa europeia. Em seu terceiro disco, “Saraivada” (Biscoito Fino/2007), estreia como intérprete vocal.
Lança em 2009 o CD “Sobre Palavras” (Borandá), projeto em parceria com a cantora Verônica Ferriani e com o letrista Mauro Aguiar. Trabalho selecionado pelo Projeto Pixinguinha (Funarte) como um dos dois premiados do estado de São Paulo. Em 2013 apresenta o projeto “Tejo-Tietê”, em parceria com a cantora portuguesa Susana Travassos, gravado em voz e violão, com produção de Paulo Bellinati. Trabalho viabilizado pelo ProAc/ICMS (SP) com patrocínio da “Lupo”. Em 2016 lança, também com produção de Bellinati, com o “Duo Saraiva-Murray”, formado ao lado do violonista Daniel Murray, o CD instrumental, intitulado “Galope”, dedicado à obra violonística de Chico.
Ainda em 2013, Saraiva conclui seu projeto de mestrado em música (na área de “Processos de Criação Musical” ECA/USP) que leva ao livro Violão-Canção, publicado recentemente pela Edições Sesc. Em 2022 Chico defende seu doutorado pela USP, “Tese-suíte das Reentrâncias: transculturação e perspectivismo na articulação de Bach, em canções para violão, voz e Viola Machete, à ilha do Desterro (SC)”.
A cantora venezuelana Grendell interpreta a música popular latino-americana e toca o Quatro Venezuelano desde seus 20 anos de idade. Integrou um trio de música venezuelana chamado “Caramelos de Marimba” com o qual viaja ao norte do Brasil e depois continua adentrando no Brasil sozinha, como artista de rua, compartilhando música. Reside em Florianópolis há 5 anos.
Serviço
Chico Saraiva e Grendell
Chico Saraiva – Voz, Violão e Viola Machete
Grendell – Voz e Quatro Venezuelano
17 de agosto – Sábado – 20h
Rabeca Cultural
Av. Dona Maria Franco Salgado, 250, Sousas, Campinas, SP.
Preço único R$ 40,00. Garanta o seu ingresso com antecedência até às 17h do dia 17 de agosto,apenas pelo whats 19 997206186. Crianças de até 12 anos pagam meia entrada. Não devolvemos valor do ingresso,