O judoca brasileiro Rafael Silva venceu o húngaro Barna Bor na repescagem e agora vai disputar a medalha de bronze por volta das 11h20 (de Brasília). Seu adversário será o sul-coreano Sung-min Kim, quarto do ranking.
Rafael, também conhecido como “Baby”, superou o húngaro Barna Bor, décimo do ranking mundial. O duelo começou equilibrado, e nenhum dos dois judocas conseguia desenvolver seus golpes. Faltando dois minutos, o húngaro chegou a tomar advertência por falta de combatividade. O brasileiro passou a dominar a pegada, mas em seguida também levou um shido, e a luta seguiu zerada para o golden score.
Precisando de qualquer pontuação para vencer a luta, Rafael partiu para o ataque para não correr risco de tomar outra punição, e passou a dominar a luta, com o húngaro apenas se defendendo e já aparentando cansaço. Assim, ao final do golden score os juízes decidiram dar a vitória ao brasileiro.
O judoca de Campo Grande já havia derrotado o húngaro duas vezes nos três confrontos anteriores. No último encontro entre os dois, Rafael venceu Bor na etapa de São Paulo da Copa do Mundo.
Terceiro do ranking, Rafael teve uma estreia tranquila contra o islandês Thormoduz Jonsson, com um ippon logo aos dois minutos de luta. Depois, o brasileiro venceu o lituano Marius Paskevicius nas oitavas. Nas quartas, Rafael deu adeus às chances de ouro ao perder para o russo Alexander Mikhaylin.
Essa categoria tem como amplo favorito o francês Teddy Rinner, que já venceu o título mundial seis vezes. Ele já chegou às semifinais e vai enfrentar o sul-coreano Sung-Min Kim por uma vaga na final.