22.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 14, 2024

RMC tem queda na criminalidade, diz SSP

Data:

A RMC (Região Metropolitana de Campinas) registrou queda nos números de crimes em 2010, em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados ontem pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), que contabiliza por cidade casos de homicídios dolosos, furtos e roubos e furtos e roubos de veículos.A queda segue tendência do Estado, que também registrou redução nos cinco tipos de crimes. A maior variação negativa na região ocorreu no número de roubos, com uma queda de 18.163 para 15.866 (-12,6%).

“Esses números seguem o que vem acontecendo com todo o Estado. Esta queda tem sido verificada ao longo de uma década. Algumas cidades chegam a ter número de homicídios de apenas um dígito, o que reflete uma continuidade de acertos na segurança pública”, afirmou José Vicente da Silva Filho, coronel reformado da Polícia Militar de São Paulo e ex-secretário nacional de Segurança Pública.

Duas cidades da RMC registraram o menor número de homicídios dolosos da última década: Hortolândia e Valinhos. A primeira, que chegou a registrar 96 crimes dessa natureza em 2003, teve 28 ocorrências em 2010, número mais que três vezes menor. Em Valinhos, foram três homicídios.

“O número de homicídios é o fator mais significativo nos números da segurança. Se (a administração) não controla o homicídio fica mais difícil de controlar todo o resto”, explicou Silva Filho.

Para o delegado seccional de Americana, João José Dutra, não há razão específica para a queda dos números. “Não foi feito nenhum trabalho especial. A variação não foi tão significativa, e vários fatores podem ter contribuído para a queda.”

Contatado, o delegado seccional de Campinas, José Carneiro Rolim Neto, afirmou que não poderia comentar os números, pois ainda não tinha analisado as variações

MAIS HOMICÍDIOS

As três cidades da RMC com o maior crescimento no número de homicídios dolosos foram Paulínia, com aumento de quatro para 13 (225%), Cosmópolis, com variação de Sete para 12 (71,4%), e Itatiba, que pulou de seis para dez (66,7%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363