Nova fase da parceria fortalece intercâmbio cultural e garante acesso gratuito à formação em balé para 250 alunos
A Escola do Teatro Bolshoi em Joinville (SC) e o Centro Regional da Corporação Estatal Rosatom na América Latina assinaram um novo acordo para dar continuidade à parceria iniciada em 2018. A iniciativa reflete a estratégia social da Rosatom, voltada ao desenvolvimento da educação e da cultura nas regiões onde a empresa atua.
A escola em Joinville é a única do lendário Teatro Bolshoi fora da Rússia. Trata-se de um projeto único que une a tradição russa da arte do balé ao vibrante temperamento da cultura brasileira. Em 25 anos de existência, a escola formou centenas de artistas talentosos que hoje se apresentam com sucesso nos principais palcos de 27 países, incluindo teatros na Rússia, Alemanha, Estados Unidos e outros. Em todo o Brasil, a escola seleciona crianças talentosas, inclusive de famílias em situação de vulnerabilidade e de regiões com acesso limitado à educação cultural.


Atualmente, 250 alunos estudam gratuitamente na instituição, recebendo formação em balé segundo o método Vaganova e também educação geral. A escola oferece alojamento, alimentação, acompanhamento médico e todas as condições necessárias para o desenvolvimento integral dos estudantes.
“É uma grande honra para nós fazer parte da história desta escola extraordinária, que se tornou um símbolo do diálogo cultural entre a Rússia e o Brasil. Sentimos um enorme orgulho por contribuir para a manutenção da alta qualidade do ensino e por oferecer às crianças de diferentes origens sociais uma chance real de desenvolver seu potencial. Apoiar iniciativas como essa é parte essencial da nossa missão social, voltada ao fortalecimento da educação e da cultura. Isso não é apenas uma parceria — é um investimento em um futuro mais justo e sustentável por meio da arte”, diz Ivan Dybov, diretor do Centro Regional da Rosatom na América Latina.
“O mais importante é garantir que a Escola continue viva. E isso só é possível com o apoio de parceiros como a Rosatom, que acreditam no poder da arte. É essa crença e esse apoio que nos permitem continuar realizando os sonhos de tantas crianças e adolescentes que desejam dedicar-se à dança e construir um futuro por meio da cultura. Investir em arte é investir nas vidas dos nossos alunos”, afirma Alessandra Rocha, representante da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
A renovação da parceria é ainda mais simbólica diante de uma data marcante que se aproxima: em 2026, o Teatro Bolshoi celebrará 250 anos de sua fundação. A escola em Joinville segue como uma ponte viva entre a cultura russa e a América Latina. Com o apoio da Rosatom, mantém seu alto nível educacional e contribui para o fortalecimento dos laços culturais entre os países.