Um grupo de 21 universitários, representantes dos 600 alunos do Campus da Universidade Paulista (Unip) no Jardim Itália, em Campinas, veio até a sessão da Câmara Municipal na noite desta quarta (11) em busca de auxílio do Legislativo para a grave situação vivida por eles no local. Sem estacionamento privativo e em meio a ruas praticamente sem iluminação pública, estudantes, professores, funcionários e visitantes do campus estão sendo vítimas de furtos e roubos praticamente todas as noites.
O grupo de representantes foi recebido no Plenarinho em reunião aberta enquanto a sessão ordinária estava em intervalo regimental pelo presidente Rafa Zimbaldi (PP) – que voltou ao Plenário para conduzir a sessão após o período de intervalo – e coordenada na sequência pelo vereador Tico Costa (PP), presidente da Comissão Permanente de Segurança na Casa. Estiveram presentes ainda o líder de governo André Von Zuben (PPS) e os também parlamentares Carlão do PT, Cidão Santos (PROS), Jota Silva (PSB), Thiago Ferrari (PTB) e Gustavo Petta (PC do B).
“A Câmara está à disposição e, mais ainda, tem por obrigação ajudar nesta luta contra a insegurança vivida não só por estes universitários como também pelos demais moradores do Jardim Itália que sofrem com este problema. Na semana passada,quando ficamos sabendo do problema, até mesmo pelo protesto que eles fizeram na universidade, eu mesmo já oficiei a Secretaria Municipal de Segurança de Campinas e o Comando de Policiamento do Interior requerendo maior frequência de rondas ostensivas no bairro”, relembra o presidente Rafa Zimbaldi.
Os alunos relataram diversos casos de criminalidade, decorrentes, na opinião deles, tanto pela falta de policiamento quanto pela escuridão das ruas no entorno do campus. “Recentemente tive duas rodas do meu carro roubadas. A rua é escura, não tem iluminação, e se uma atitude urgente não for tomada a situação pode piorar muito mais, principalmente para as mulheres, que são mais indefesas”, diz a aluna de direito Carla Cristina Chaim Moraes.
Em busca de soluções urgentes, o vereador Tico Costa já agendou uma reunião na próxima quinta (19) na Câmara com a presença dos alunos e representantes da Unip, Polícia Militar, Guarda Municipal e Prefeitura – em especial a Secretaria Municipal de Segurança Pública e o Departamento de Parques e Jardins. “Além da necessidade de rondas ostensivas, o que mais nos preocupa é resolver a iluminação e a poda de árvores, pois as poucas luminárias que existem estão bloqueadas pela folhagem excessiva das árvores. Vamos intermediar o diálogo entre alunos e órgãos responsáveis para definir soluções e, na sequência, garantir a cobrança e fiscalização desta ações”, diz o parlamentar.




