18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Rússia reconhece independência de territórios separatistas na Ucrânia

Data:

Mais cedo, os Estados Unidos haviam proposto um encontro de presidentes para nova rodada de negociações de paz na região. A condição imposta pelo presidente Joe Biden, no entanto, não foi cumprida pela Rússia, Foto Sputinik/Alexey Nikolsky/kremlin

 

O presidente russo Vladimir Putin assinou hoje (21) decreto que reconhece duas regiões do leste da Ucrânia como independentes. Com a medida, Donetsk e Luhansk não serão mais reconhecidas como território ucraniano, o que abre espaço para a livre movimentação de tropas russas em direção à capital ucraniana, Kiev.

Em discurso, Putin afirmou que o governo ucraniano não cumpriu promessas de cessar-fogo. “Preciso tomar uma decisão que já deveria ter tomado: reconhecer a independência”, disse Putin em rede nacional, segundo informa a agência pública de notícias de Portugal RTP.

Durante a fala, Putin acusou a Ucrânia de bombardear áreas civis e matar moradores das áreas separatistas. “A Rússia fez tudo o que podia para manter a integridade territorial da Ucrânia. Mas foi tudo em vão”, declarou. “Os governantes de Kiev têm de parar com estas hostilidades e derramamento de sangue em Donbass. Caso contrário, qualquer consequência terá de pesar nas suas consciências.”

Tanto o primeiro-ministro britânico Boris Johnson quanto o chanceler alemão Olaf Scholz já haviam advertido Putin sobre um possível movimento de anexação ou liberação dos territórios da parte leste da Ucrânia. A União Europeia prepara sanções econômicas que deverão ser anunciadas em breve contra a Rússia.

Mais cedo, os Estados Unidos haviam proposto um encontro de presidentes para nova rodada de negociações de paz na região. A condição imposta pelo presidente Joe Biden, no entanto, não foi cumprida pela Rússia. Entre os termos do acordo, a não invasão de territórios ucranianos.

O novo capítulo da tensão entre os dois países já dura mais de um mês e recupera um conflito que teve origem em 2014. Entenda mais sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia.

 

* Com informações da RTP e Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363