26.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Sanasa divulga resultado de sindicância interna

Data:

A Sanasa (Sociededade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas S.A.) convocou uma entrevista coletiva nesta segunda-feira, dia 18, para divulgar o resultado de sindicância interna para apurar as denúncias feitas pelo ministério público de que a empresa estaria envolvida em um esquema de fraudes de licitações. Os documentos da investigação interna também foram entregues ao presidente da CPI das licitações, Sérgio Benassi.

O presidente da Sanasa Lauro Péricles Gonçalves fez um discurso exaltado, no qual demonstrou seu orgulho pela empresa: “Trata-se de uma empresa municipal de caráter internacional que vê-se agora, de repente, arranhada em seu prestígio.”

 A sindicância interna contou com 2 procuradores de carreira, 2 funcionários de carreira e 2 advogados. Tal investigação resultou em uma documentação de mais de 20 mil páginas, que para o presidente é o suficiente: “A Sanasa nada teme porque nestes papéis contém a verdade”.

O advogado contratado pela empresa, José Luis Oliveira Lima, disse que aceitou o caso para defender a reputação da Sanasa. Ele afirmou também que entrará com uma representação na Corregedoria Nacional do Ministério Público contra o promotor Amauri Silveira Filho: “Como a promotoria vai a público, faz afirmações duras que atinge a reputação de uma empresa como a Sana e só solicita os documentos 11 dias depois? Não me parece que isso contribui para o estado democrático de direito”.

Para o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Carlos Henrique Pinto não há a necessidade de tomar nenhuma atitude administrativa. O secretário também anunciou que nas investigações internas não foram detectados problemas que fizessem revogar os contratos com as três empresas investigadas.

Lauro Péricles Gonçalves salientou que a empresa Lotus Serviços Técnicos tem contrato com a Sanasa desde 1994, passando por várias administrações e prefeitos.

Em seu discurso, Sérgio Benassi, presidente da CPI das licitações, declarou que a Sanasa demonstra seu respeito pela população e que agora a Comissão Parlamentar de Inquérito entra na 2ª fase, na qual analisará a documentação e convocará o presidente da empresa, Lauro Péricles Gonçalves para depor.

O vereador se demonstrou satisfeito com a documentação recebida. Benassi pretende se reunir com os demais parlamentares e definir a agenda dos depoimentos já para a próxima semana.

 

 O Caso

 

 No dia 17 de Setembro oito pessoas foram presas durante uma operação da Corregedoria da Polícia Civil e do GAECO, órgão do Ministério Público. O motivo foi a suspeita de fraudes em licitações em todo o país.

Uma das formas que o grupo agia, era com dois lobistas de Campinas pagando propina para políticos e funcionários públicos, afim de direcionar o resultado da concorrência. Assim, as empresas corruptas garantiam os contratos.

 A outra maneira de atuar era fazendo acordo com as concorrentes, combinando os preços e conseguindo que as ofertas fossem sempre as mais baratas. Posteriormente, o lucro era dividido. A Justiça quebrou o sigilo bancário e bloqueou as contas de todos os suspeitos presos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363