Com o objetivo de detectar possíveis pontos de retirada irregular de água do Rio Atibaia, principal manancial que abastece 95% da cidade de Campinas, técnicos da Sanasa e do Departamento de Águas e Energia Elétrica – DAEE – realizaram na manhã e tarde desta quinta-feira, 10 de julho, um sobrevoo de fiscalização no Atibaia.
Os técnicos analisaram toda a extensão do rio, desde a captação em Sousas até o reservatório do Atibainha, no Sistema Cantareira. Foram mapeados com auxílio de GPS alguns pontos que serão fiscalizados, em solo, pelo DAEE. Os técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica irão verificar a documentação de autorização para a retirada de água do Rio Atibaia, e se estão dentro da outorga concedida aos proprietários. Em toda a extensão do Atibaia, até Nazaré Paulista, técnicos detectaram áreas de lavoura e lagos artificiais em propriedades particulares, que podem estar utilizando água do rio, e o próximo passo é verificar se existe autorização, caso ela esteja sendo praticada.
A fiscalização do Rio Atibaia foi solicitada por meio de ofício, enviado pela Sanasa para o DAEE, depois que a empresa de saneamento de Campinas detectou variações no rio e, em alguns momentos, uma queda desproporcional na vazão, que chegou a representar mais de um metro cúbico por segundo.
Segundo o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, essa fiscalização cabe ao DAEE, mas é responsabilidade ambiental da Sanasa ficar de olho para que o rio não sofra com a retirada irregular de água, prejudicando a população.
“É dever da Sanasa cuidar do nosso rio, isso é uma questão ambiental. Não podemos deixar que retirem água do Atibaia sem responsabilidade, essa fiscalização cabe ao DAEE e estamos à disposição deste departamento para auxiliá-los no que for preciso, como fizemos hoje”, disse Arly de Lara.
O vídeo e as fotos estão disponíveis:
Vídeo: http://www.4shared.com/file/iMIFRAxHba/Voo_de_Fiscalizao_manh.html
Fotos: http://www.4shared.com/folder/A-pLTp2K/Fotos_Sobrevoo_Rio_Atibaia.html