Na próxima terça-feira, dia 25, a Sanasa, empresa de economia mista responsável pelo saneamento em Campinas, vai desativar a rede de água atual do Jardim Miranda para a instalação de uma nova. Para que o serviço seja executado, será necessário interromper o abastecimento, das 8h até as 17h, dos imóveis localizados entre as avenidas Antônio Carvalho de Miranda e Carlos de Araújo Gobbi e ruas Maestro Diogo Hugo Bratfischer e Osvaldo Canechio. Após a conclusão do serviço, o abastecimento será retomado de forma gradual.
Essa obra faz parte do Plano Campinas 2030, que prevê a troca das redes antigas por novas e tem por objetivos melhorar a qualidade do abastecimento de água e evitar vazamentos. Desde 2021, já foram trocados 430 quilômetros de redes na cidade. Nessa região, foram substituídos, até o momento, 3,2 quilômetros.
A obra vai utilizar o método pipe bursting, no qual a rede atual é usada como “guia” para a instalação da nova. Estão sendo instaladas tubulações em PeAD (polietileno de alta densidade), material resistente e com durabilidade de cerca de 50 anos, que vai melhorar a qualidade da água fornecida, reduzir a quantidade de reparos emergenciais e, consequentemente, novas paralisações no fornecimento.
A Sanasa solicita aos moradores que consumam água de forma consciente, especialmente no horário em que as obras estiverem em execução. A companhia ressalta que imóveis que possuem caixa d’água obrigatória para ao menos 24 horas de reservação, como determina o artigo 41 da resolução 145/2016, da ARES-PCJ, não devem sentir os efeitos da interrupção. Já para aqueles que ainda não estão de acordo com a determinação, a Sanasa recomenda que se faça a reserva antecipada de água, porém, destaca que os reservatórios devem permanecer com tela e fechados para evitar que se tornem criadouros do mosquito da dengue.