Campanha foi prorrogada devido a baixa cobertura vacinal em Campinas
A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a vacinação contra a poliomielite em Campinas para sexta-feira (18). Pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos devem levar seus filhos para serem vacinados. A prorrogação em Campinas foi decidida na segunda-feira (14) em virtude da cobertura vacinal ter ficado abaixo da esperada para esta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil.
De acordo com os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde foram aplicadas, no sábado (12), 48,6 mil doses, o que corresponde a 67% do público alvo estabelecido em 71.668 crianças. A meta da Secretaria de Saúde de Campinas era vacinar, pelo menos, 68 mil crianças menores de cinco anos.
Os números revelam que foram aplicadas 10 mil doses a menos do que na primeira etapa da campanha no ano passado, quando 59 mil pessoas foram imunizadas num total de 83% do público alvo.
A abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação Infantil de 2010, na manhã deste sábado, ocorreu no Centro de Saúde São Marcos, na região Norte de Campinas, contou com a presença do secretário-adjunto municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, da coordenadora municipal da Saúde da Criança e do Adolescente, Maria Fernanda Costa Haddad, e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Brigina Kemp.
A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. “Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, pois funciona como uma barreira para o vírus da pólio que ainda circula em países da África e da Ásia”, afirma a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas.
O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. No Estado de São Paulo foi em 1988, em Teodoro Sampaio. Em 1994, o país recebeu da OMS o certificado de eliminação da poliomielite.




