O secretário nacional de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Jilmar Tatto (SP), descartou qualquer possibilidade de que Lula não seja o candidato da legenda nas eleições de 2026. Na quarta-feira (11), o parlamentar falou ao colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, e assegurou que o presidente é “o plano A, B e C” do PT para a disputa.
“Lula está se recuperando bem, em boa saúde. Ele é o nosso plano A, B, C, D, F, G e H… É o nosso candidato [à Presidência] em 2026. Ninguém discute isso no PT. Desejo uma pronta recuperação”, afirmou o parlamentar.
Na avaliação de Tatto, não há sequer necessidade de o partido deliberar alternativas.
Previsão de alta
Lula está internado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês, para tratar um sangramento intracraniano decorrente de uma queda que sofreu, no Palácio da Alvorada, há quase dois meses. Na segunda (9), enquanto cumpria agenda, o presidente sentiu fortes dores de cabeça e precisou ser operado às pressas.
De acordo com os últimos boletins médicos, o petista se recupera bem. Na manhã desta quinta-feira (12), ele foi submetido a uma nova intervenção cirúrgica, que durou cerca de uma hora, para evitar sangramentos futuros.
“Procedimento foi com sucesso, acabou. Presidente está acordado, falando”, comunicou o cardiologista Roberto Kalil, médico de Lula. O cronograma de recuperação segue dentro dos conformes, com alta prevista para o início da próxima semana.
Da Redação do PT, com informações do portal Metrópoles