No dia 15 de novembro, os dois distritos se mobilizam e oferecem uma série de atividades aos visitantes
Como prova do potencial turístico dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas/SP, o projeto Estação das Artes chega à sua quarta edição. No dia 15 de novembro, estão programadas inúmeras atividades artísticas, culturais e gastronômicas, para garantir um dia inteiro de diversão para toda a família, das 10h às 17h.
As feiras de artesanato “Vila das Artes”, em Sousas, e “Jeito de Joaquim”, em Joaquim Egídio, vão reunir atividades como contadores de estórias, música ao vivo, teatro infantil, entre outras atrações, além, é claro, da venda de produtos originais, confeccionados por artistas e artesãos locais.
Exposições, palestras e opções gastronômicas de qualidade também estão entre as atrações. A programação completa estará disponível no www.estacaodasartes.wordpress.com, que trará o perfil dos participantes, entre outras informações importantes. Passeio ciclístico e atividades ecológicas completam a programação.
O Projeto Estação das Artes tem o apoio da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, da Prefeitura Municipal de Campinas.
SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO
Com uma paisagem diversificada, de serras e morros, a região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, permeada pelos rios Atiabaia e Jaguari, reúne, além dos recursos naturais, uma série de atrativos históricos, gastronômicos, artísticos e culturais.
Sousas e Joaquim Egídio ocupam área de Proteção Ambiental (APA) e mantiveram quase intactas características de vilas rurais. Os distritos surgiram nas imediações de grandes fazendas de açúcar e café, por volta de 1830/1840, e guardam ainda várias referências desse período histórico, seja nos casarões bem conservados, nas igrejas construídas no século XIX e em tantos outros detalhes que podem ser conferidos ao vivo.
Aos poucos, os distritos vão conquistando turistas não apenas da região, mas da capital, de outras cidades do estado e de todo o país. Apesar do ar de cidade de interior, a região conta com agenda musical eclética e inúmeras opções de restaurantes, com gastronomia de qualidade, para todos os gostos. Há desde a tradicional comida mineira, até churrascarias e as culinárias italiana, portuguesa e francesa, entre outras variedades.
Uma expressiva quantidade de artistas e artesãos reside em Sousas e Joaquim Egídio, por isso as feiras de artes e artesanato transformaram-se em atrações locais importantes. As feiras Vila das Artes, em Sousas, e Jeito de Joaquim, de Joaquim Egídio, reúnem trabalhos originais e diferenciados.