No começo do mês foi assinado pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos, um decreto de declaração de utilidade pública que permite a construção da Avenida Isaura Roque Quércia, que promete desafogar o trânsito da Rodovia Heitor Penteado e da Avenida Antonio Carlos Couto de Barros, que dão acesso ao distrito. Além disso, haverá a diminuição do trânsito da Avenida Mario Garneiro, o que é um fator relevante para a conservação da Área de Proteção Permanente (APP), localizadas às margens do Rio Atibaia.
A via expressa está projetada para ligar a Avenida Mackenzie até os loteamentos Caminhos de San Conrado e Três Pontes do Atibaia, começando a partir da Leroy Merlyn, passando pelo Caminho Municipal CAM (10), até a estrada de terra do San Conrado, o que vai beneficiar moradores e visitantes da região.
O morador Celso Silva, que mora a 14 anos no condomínio San Conrado, é favorável à implantação da nova avenida, que segundo ele deveria ter sido construída há muito tempo. “O trânsito está difícil pra toda a região, mas de uns cinco anos pra cá piorou a situação com a chegada dos novos condomínios”, opinou.
Já a moradora Roberta Menk ainda se sente insegura em relação à construção da nova via. “Se tiver uma boa infraestrutura como iluminação e se as pessoas usarem bastante eu aprovo, mas se for muito afastado eu não me arrisco a ir, tenho medo”, contou.
Juntamente com a aprovação do decreto, o prefeito assinou um Termo de Acordo e Compromisso (TAC), que vai dar caminho para empreendedores construírem o novo acesso viário. Toscana (da família Garnero), Trombetta (do empresário José Rocha Filho), Sol Invest Empreendimentos e Participações (do empresário Orestes Quércia) e Haras Bela Esperança (do empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira), serão responsáveis pelos investimentos sobre as obras da nova via.
O início da obra será dado após a emissão do licenciamento ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A construção da estrada levará cerca de um ano e vai custar em torno de R$ 12,5 milhões.