23.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 12, 2025
spot_img

STF envia ao STM julgamento sobre perda de patente de militares condenados na trama golpista

Data:

Ex-presidente Jair Bolsonaro e generais do Exército e da Marinha poderão ser expulsos das Forças Armadas; decisão só valerá após esgotamento de recursos

Por Sandra Venancio – Foto Divulgação STM

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que caberá ao Superior Tribunal Militar (STM) analisar a perda de patente de militares das Forças Armadas condenados na ação penal da trama golpista. Entre os alvos estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, e os generais Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Walter Braga Netto e o almirante Almir Garnier.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

De acordo com a Constituição, oficiais das Forças Armadas podem ser expulsos da carreira em caso de condenação criminal superior a dois anos de prisão. A decisão do STF determina que o STM será o foro competente para julgar a aplicação dessa medida, mas somente após o trânsito em julgado das condenações — ou seja, quando todos os recursos forem esgotados.

No caso do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e delator da trama golpista, a perda de patente não poderá ser aplicada. Ele foi condenado a dois anos em regime aberto e obteve o direito de cumprir a pena em liberdade.

O julgamento também tratou da situação de ex-integrantes da cúpula do governo Bolsonaro que são delegados concursados da Polícia Federal. O STF determinou a perda dos cargos de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, e de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e atualmente deputado federal. Ambos já estavam afastados da corporação, mas agora deverão ser demitidos de forma definitiva em razão das condenações.

Quem pode perder a patente

Delegados da PF: Anderson Torres e Alexandre Ramagem terão cargos cassados.

Jair Bolsonaro (capitão da reserva), Augusto Heleno, Paulo Sergio Nogueira, Braga Netto (generais) e Almir Garnier (almirante).

Critério constitucional: condenações criminais acima de dois anos permitem expulsão.

Foro competente: Superior Tribunal Militar (STM).

Exceção: Mauro Cid, condenado a dois anos em regime aberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Democratas acusam Trump de minar democracia brasileira após condenação de Bolsonaro

Parlamentares dos EUA dizem que tarifas de 50% sobre...

PF apreende Ferrari, carro de Fórmula 1, relógios, dinheiro vivo em fraude bilionária na Previdência

Operação cumpre mandados em Brasília e São Paulo contra...

PF prende “Careca do INSS” e empresário em esquema de fraudes bilionárias na Previdência

Operação investiga desvio de até R$ 6,3 bilhões em...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade