Reunião fora da agenda acende alerta sobre impacto da taxa de 50% nos produtos brasileiros
Por Sandra Venancio – Jornal Local – Foto Cadu Pinotti/Agencia Brasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, realizou nesta quinta-feira (7) uma reunião fora da agenda oficial com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar. O encontro, ocorreu no dia seguinte à entrada em vigor do tarifaço de 50% imposto pela maior economia do planeta sobre produtos brasileiros.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
A conversa aconteceu no prédio do ministério, em Brasília. Questionado, o Mdic limitou-se a informar que o tema foi “as relações bilaterais” entre os países. A embaixada norte-americana também não revelou detalhes. Nos bastidores, a reunião é vista como tentativa de conter os danos da medida, que ameaça setores estratégicos da indústria nacional e pode gerar prejuízos bilionários às exportações brasileiras.
Em meio ao impasse comercial, Escobar é hoje o principal canal de comunicação entre Brasília e Washington, já que o governo Donald Trump ainda não indicou um novo embaixador para o Brasil após a saída de Elizabeth Bagley, em janeiro deste ano.
O diplomata norte-americano teve um dia movimentado na capital federal: antes de se encontrar com Alckmin, esteve com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS). Logo após deixar o Mdic, seguiu para a Câmara dos Deputados, onde foi visto deixando o Congresso Nacional pouco depois.