A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração do Corredor Dom Pedro, realizará na quinta-feira, 25 de junho, às 18h, uma LIVE para apresentar à população as próximas etapas da obra de prolongamento do anel vário Magalhães Teixeira (SP-083), no trecho entre as rodovias dos Bandeirantes (SP-348) e Miguel Melhado Campos (SP-324), em Campinas.
Com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus em Campinas, órgãos da Prefeitura e o Exército estão realizando trabalho de desinfecção e limpeza em locais que tem um fluxo maior de pessoas ou que oferecem um risco maior de contaminação pelo vírus. O procedimento tem sido rotineiro e continua por tempo indeterminado por conta da pandemia.
Desde o dia 24 de março está sendo realizado rotineiramente o trabalho de desinfecção de calçadas de hospitais públicos e privados, unidades de saúde, como os Pronto Atendimentos e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Outros locais de grande circulação de pessoas, como Rua 13 de Maio, terminais de ônibus, abrigos municipais, rodoviária e o restaurante popular Bom Prato foram incluídos nos procedimentos de desinfecção da cidade e seguem sendo realizados de segunda a sábado, das 22h às 5h.
São 39 endereços pela cidade que recebem o serviço. Segundo o Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, a frequência de limpeza é determinada pela possibilidade de contágio do local e determinada pela Vigilância em Saúde, mas todos os endereços são contemplados na rotina semanal de limpeza.
A atividade envolve três equipes da Prefeitura, sendo duas do DLU e uma da Sanasa. A higienização é feita com água de reuso, desinfetante, detergente e cloro. Os funcionários utilizam equipamento de proteção individual enquanto trabalham.
Também importantes para a limpeza da cidade, os serviços de coleta de lixo domiciliar, de roçagem da grama em praças e jardins e de tapa-buracos e recapeamento continuam funcionando normalmente. Somente a coleta seletiva está suspensa por tempo indeterminado por questão de segurança na hora de manipular os resíduos utilizados na reciclagem, como papel, vidro e alumínio.
Defesa Civil
Além disso, a Defesa Civil está realizando a limpeza externa de instituições de longa permanência de idosos. Até agora, foram seis instituições deste tipo.
A atividade usa dois veículos com tanques para limpeza com capacidade para 400 litros de água e usa hipoclorito, que age como desinfetante. O trabalho continua durante o mês de junho.
Exército
O Exército Brasileiro está contribuindo também no combate à disseminação do coronavírus em Campinas. Na semana passada, militares atuaram na desinfecção das áreas comuns do Paço Municipal. A limpeza foi feita no saguão principal, áreas ao redor do prédio onde há trânsito de pessoas e também nas superfícies de maior contato, como maçanetas, balcões e portas. Também houve higienização em locais ao redor da Prefeitura.
A aplicação de solução desinfectante com hipoclorito, seguida de aplicação de água e sabão e a finalização, com aplicação de solução de álcool a 70% nas superfícies de contato foram os produtos utilizados neste processo.
Em maio, integrantes do 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realizaram a descontaminação contra a Covid-19 em seções, divisões, alojamentos e áreas comuns da EsPCEX.
Além disso, os militares atuaram na higienização do Terminal de Transferência de Ônibus na Avenida Lix da Cunha com o mesmo processo de limpeza utilizado no Paço Municipal e na Escola de Cadetes.