18.9 C
Campinas
segunda-feira, março 2, 2026
spot_img

Tragédia das chuvas em Juiz de Fora deixa 72 mortos e encerra buscas no bairro Paineiras

Data:

Corpo de menino de 9 anos é localizado e Defesa Civil mantém áreas interditadas

Desde a tragédia, os moradores aguardam autorização para entrar nos prédios e retirar documentos e pertences. Foto Rovena Rosa/Agencia Brasil

A Polícia Civil de Minas Gerais confirmou neste domingo (1º) o encerramento das buscas por vítimas das chuvas em Juiz de Fora após a localização do corpo do menino Pietro, de 9 anos, no bairro Paineiras, na noite de sábado (28). O número de mortos chegou a 72, sendo 65 na cidade e sete em Ubá. Uma pessoa segue desaparecida em Ubá, onde as equipes continuam as operações.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

Segundo a corporação, todos os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal. A tragédia foi provocada por deslizamentos de terra após dias de chuva intensa, principalmente na região do Morro do Cristo, área considerada de risco geológico.

No bairro Paineiras, tradicional reduto de classe média com casarões antigos e prédios residenciais, moradores permanecem fora de casa desde a noite de segunda-feira (23), quando a encosta cedeu e atingiu imóveis. A Defesa Civil determinou a retirada preventiva das famílias devido à instabilidade do terreno e à possibilidade de novos desmoronamentos.

O engenheiro civil Guilherme Belini Golver, que mora com os pais em um dos imóveis atingidos, contou que deixou a residência por volta das 22h10 para buscar a filha na faculdade. Pouco depois, recebeu a notícia de que a terra havia invadido a garagem e o interior da casa. Desde então, a família só retorna ao local para tentar retirar lama e vigiar o imóvel, que ficou vulnerável após o impacto.

Ele lembra que, há cerca de quatro décadas, houve pequenos deslizamentos na encosta, o que levou à instalação de contenções. Mesmo assim, admite o receio diante da dimensão inédita do episódio atual.

Na mesma rua, um policial penal morreu soterrado. A poucos metros dali, três prédios residenciais alugados por uma mesma família também foram atingidos. O motoboy Paulo Barbosa Siqueira, de 25 anos, morador de um dos apartamentos, relatou que estava fora no momento do desabamento e que, ao retornar, encontrou parte da estrutura comprometida. Segundo ele, moradores improvisaram uma rota de fuga entre apartamentos para retirar vizinhos antes que a situação se agravasse.

Desde a tragédia, os moradores aguardam autorização para entrar nos prédios e retirar documentos e pertences. O acesso permanece interditado por risco estrutural. Parte das famílias está abrigada em casas de parentes e amigos, enfrentando dificuldades básicas. Há ainda denúncias de saques durante a madrugada nos imóveis isolados.

Os deslizamentos no Paineiras ocorreram em dois pontos distintos de ruas próximas. Em uma delas, os danos estruturais deixaram uma vítima fatal. Na rua seguinte, as equipes concentraram esforços na busca por desaparecidos, incluindo o menino Pietro, cuja localização marcou o encerramento das buscas em Juiz de Fora.

Em Ubá, onde sete mortes foram confirmadas, as operações continuam para localizar a pessoa ainda desaparecida. As autoridades mantêm monitoramento das áreas de encosta e não descartam novas interdições preventivas caso o solo volte a apresentar sinais de instabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PF quer R$ 200 milhões para reforçar segurança de presidenciáveis em 2026

Plano prevê sistema antidrone, reconhecimento facial e 458 agentes A...

Lula prepara visita a Juiz de Fora após chuvas deixarem 62 mortos na Zona da Mata

Presidente deve ir à cidade no sábado e reforçar...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade