www.jornalocal.com.br / Última Hora / Dilma abre vantagem, segundo Vox Populi

Dilma abre vantagem, segundo Vox Populi

Em pesquisa encomendada pelo Portal IG e divulgada nesta terça-feira, dia 19, o Instito Vox Populi mostrou uma reação da candidatura de Dilma Roussef. A candidata petista vinha em queda, segundo todos os institutos de pesquisa, desde o início do 2º turno.

Na pesquisa anterior, realizada nos dias 10 e 11 de outubro, Dilma Roussef aparecia com 48% das intenções de votos, enquanto José Serra tinha 40%. Na atual, realiazada entre os dias 15 e 17 de outubro, a petista aparece com 51 e o tucano tem 39, oscilando negativamente dentro da margem de erro, que é de 1,8% para mais ou para menos.

A porcentagem de pessoas que pretende anular ou votar em branco é de 6%, mesmo índice da pesquisa anterior. Já, o índice de pessoas indecisas caiu de 6% para 4%.

A pesquisa também indicou que o domínio de Dilma continua sendo na região Nordeste, onde ela vence Serra por 65% a 28%. O tucano tem a preferência do eleitorado da região Sul, onde vence por 50% a 41%. Na região Sudeste, região que concentra os maiores colégios eleitorais, Dilma vence por 47% a 40%.

Outro detalhe curioso da pesquisa são os votos religiosos. Considerado uma das principais motivações que levaram as eleições para o 2º turno, os temas que envolvem a fé têm pautado o debate político. Entre os que se declaram evangélicos a disputa está tecnicamente empatada, Serra tem 44% e Dilma tem 42%. Entre os católicos, praticantes e não praticantes, a candidata petista leva a melhor. 54% a 37% e 55% a 37% respectivamente. Entre os que se declaram ateus, nova vitória da candidata governista, 49% a 36%.

Dos entrevistados 89% disseram que estão com seu voto decidido, enquanto 9% ainda podem mudar o voto. Os eleitores de Dilma estão mais convencidos de seu voto dos que o de Serra. Dos que votam na petista 93% dizem não mudar de voto, enquanto dos que votam no tucano, 89% não pretendem mudar.

Foram ouvidos três mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é 36.193/10.

Sobre Jornal Local

Veja também

Não seja vítima de fakes news, confira 7 dúvidas sobre a vacina contra Covid-19

Em seis meses, o Brasil imunizou pouco mais de 46% dos brasileiros com ao menos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *