Esgoto doméstico pode ser transformado em adubo
Já é possível transformar um problema ambiental em benefício econômico e social para o Brasil. Aproveitar o lodo do esgoto doméstico como fertilizante é realidade em várias cidades brasileiras e do mundo e uma ótima solução para diminuir a poluição de rios e solo das metrópoles.
Para que isso seja possível e não haja riscos de contaminação é necessário um tratamento específico e detalhado com vários processos de limpeza e desintoxicação dessa água. Pesquisas revelam que o lodo do esgoto depois de tratado é perfeitamente aproveitável e possui os nutrientes que as plantações precisam. Além de ajudar ao meio ambiente, o produtor pode economizar na compra de fertilizantes.
O processo se dá na utilização de água não potável, porém livre de sujeiras e poluentes, rica em vitaminas e minerais, o que a tornam própria para irrigação. A grande vantagem dessa técnica é a economia da água potável para outras funções, e o aproveitamento de materiais orgânicos e nutrientes nas plantações, tendo um efeito relevante para a sociedade, meio ambiente e economia do País.
Para o gerente de Tratamento de Água da Argal Química, empresa especializada em tratamento de águas e esgotos, Sergio Belleza, “é necessário que o Brasil se comprometa com atitudes sustentáveis como tratamento de esgotos e aprenda a reutilizar as propriedades nutritivas em áreas rurais e plantações. Atitudes assim são extremamente úteis e importantes para a preservação do meio ambiente e crescimento sustentável da economia”.