19.9 C
Campinas
segunda-feira, setembro 16, 2024

Valinhos decreta situação de emergência e institui Comitê de Prevenção e Combate a Incêndios na cidade

Data:

Com o agravamento das proporções do incêndio na Serra dos Cocais, iniciado no último sábado (31) e que consumiu hectares de extensão, a Prefeitura de Valinhos, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Polícia Militar e brigadas de incêndio de empresas locais, coordenadas pela Associação dos Empresários de Valinhos (AEVAL) decretou nesta quarta-feira (4) situação de emergência e instituiu a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no município. 

Segundo dados da Defesa Civil, a última chuva significativa em Valinhos caiu no dia 26 de maio, e até o momento não temos previsão de novas chuvas. A onda de calor no município pode chegar a 39° nos próximos dias, entrando em estado de alerta. O tempo seco agravou a situação das queimadas e incêndios fazendo necessários cuidados e fiscalizações redobradas na cidade, além do apoio de todas as forças envolvidas no enfrentamento. 

A Polícia Civil também instaurou um inquérito para investigar se o incêndio foi provocado por ação humana, o que configuraria crime ambiental. O Comandante do Corpo de Bombeiros, Bruno Gobbo acrescentou que outras áreas suscetíveis a incêndios, como a Mata da Tapera, Estação Ecológica da Reforma Agrária, Fazenda Remonta e Morro dos Macacos, estão sendo monitoradas via satélite. Em caso de novos focos, equipes serão mobilizadas, e, se necessário, solicitado apoio de bombeiros das cidades vizinhas. Além dessas ações, já está em licitação a compra de uma bomba d’água e um caminhão para combate de incêndios. 

A Secretaria da Saúde, que registrou um aumento nos atendimentos de casos respiratórios no município, emitiu um alerta à população para evitar a prática de esportes, caminhadas e exposição ao sol nos horários de maior onda de calor, além da importância da hidratação neste período crítico de seca. 

Decreto

O decreto nº 12.266/24 declarou situação de emergência no município e institui o Comitê Gestor de Prevenção e Combate a Incêndios no Município de Valinhos. Para o enfrentamento da situação, compõem o comitê: o coordenador Markson Elianai Vieira; os representantes da Administração Direta: Argeu Alencar da Silva; João Gabriel Vieira; José Eduardo Camargo; e Rafael Bassi; o representante do Corpo de Bombeiros Capitão PM Bruno

Gobbo; o representante da Polícia Militar 1º Sargento PM Dimas Alves de Oliveira; o representante da Polícia Ambiental: Cabo PM Gilmar Galvão; o representante da DAEV SA Rui Roberto Lemos de Almeida; além dos convidados representantes da Câmara Municipal de Vereadores, da Polícia Civil, do Conselho Municipal do Meio Ambiente – CMMA, da Sociedade Civil, da OAB, da AEVAL, da ACIV e da Associação Mata Ciliar – Fauna e Flora.

Compete ao Comitê promover ações eficazes de prevenção e combate a incêndios, por meio da implementação de estratégias e práticas que reduzam riscos e danos; garantir a transparência das ações e decisões do Comitê, assegurando que as informações relevantes sejam claramente comunicadas à comunidade e desenvolver e manter uma rede integrada de monitoramento no município de Valinhos, com o objetivo de aprimorar a coordenação e a resposta a situações de emergência. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

As seis dezenas do concurso 2.772 serão sorteadas, a...

Lotofácil da Independência sorteia prêmio estimado em R$ 200 milhões

Os 15 números do concurso 3.190, especial da Lotofácil...

Aeroporto de Guarulhos volta a ter problemas com sinal de GPS

Uma falha nos sistemas de navegação do Aeroporto de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363