O velório, aberto ao público, terá a duração de 24 horas e o cortejo com o corpo de Pelé, no dia 3 de janeiro (terça-feira), percorrerá algumas ruas da cidade de Santos, passando em frente da casa da mãe dele, dona Celeste, que completou 100 anos de idade
Os filhos de Pelé anunciaram que as cerimônias do velório e do seu enterro terão início após a posse do presidente eleito Lula, dia 1º de janeiro. Os fãs e admiradores do rei do futebol, morto aos 82 anos de idade na tarde de quinta-feira (29), no hospital Albert Einstein, por causa de um câncer no colon, só poderão se despedir dele, na segunda-feira (2/1), a partir das 10h da manhã, quando o seu corpo será velado no centro do campo da Vila Belmiro, sede do seu time do coração, o Santos F.C.
A decisão, segundo a família de Pelé, do corpo dele deixar São Paulo e seguir para a Vila na madrugada de segunda-feira (2), onde será velado, atende a um desejo do Rei, que também havia definido ser enterrado no cemitério vertical de Santos.
O velório, aberto ao público, terá a duração de 24 horas e o cortejo com o corpo de Pelé, no dia 3 de janeiro (terça-feira), percorrerá algumas ruas da cidade de Santos, passando em frente da casa da mãe dele, dona Celeste, que completou 100 anos de idade.
Para ir ao velório, o público que for ao estádio da Vila Belmiro, segundo informações do Santos F.C, entrará pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Já as autoridades terão acesso pelo portão 10 da Vila Belmiro.
A cerimônia deverá contar com a presença do presidente da Fifa , Gianni Infantino e da Conmebol, Alejandro Domínguez, além de atletas e outras autoridades políticas e do mundo esportivo.
O futuro ministro da Secretaria de Comunicação do governo federal, Paulo Pimenta (PT), disse que o presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou visitar Pelé antes de sua morte e pediu informações sobre o seu velório, mas que será difícil comparecer à cerimônia.
Luto de sete dias
Tanto as cidades de Santos e o estado de São Paulo decretaram luto oficial de sete dias e o governo federal por três dias.
A prefeitura de Santos prepara uma homenagem à memória e ao legado de Pelé com a subida de drones aos céus, durante a queima de fogos da virada de ano, na Praia do Gonzaga. A ideia é formar uma imagem que faça referência ao Rei, como aconteceu no Catar, durante a Copa do Mundo.
Do Papa a autoridades políticas do mundo, artistas, atletas e times de futebol e de outras modalidades, e celebridades homenagearam o rei Pelé. Pelas redes sociais, o Vaticano prestou homenagem ao ex-jogador.“O Rei, dois Papas e dois Santos”, escreveu o Vaticano.
Uma das mais homenagens mais simbólicas foi do Santos F.C,pelo que Pelé levantou 45 taças ,em 18 anos de história pelo Peixe. O Rei marcou 1.091 gols em 1.116 jogos pelo time.
Leia mais Morre Pelé, o maior jogador de todos os tempos, aos 82 anos de idade