O Voa Viola é um projeto nacional que visa mostrar ao país a força, a variedade e o alcance que a viola tem em diferentes segmentos da música brasileira. O seu objetivo é mapear, valorizar e difundir o uso da viola no Brasil, com o desafio de trazer à luz os mais diferentes usos do instrumento – do mestre violeiro, que preserva o uso da viola na cultura popular, transmitindo-a através de gerações, ao jovem músico que ousa experimentar novos voos com o instrumento.
Na sua primeira edição, em 2010, o festival levou a quatro capitais brasileiras, violeiros selecionados e artistas convidados de todo o país. Participaram artistas de várias tendências musicais, desde que a viola fosse o instrumento de destaque em sua expressão artística.
A diversidade marcou a primeira edição e o resultado foram diferentes tipos de viola – caipira, de cocho, de fandango, de buriti e machete – e assinalou várias tendências de uso do instrumento.
O Festival Voa Viola recebeu inscrições de 21 estados brasileiros. Foram selecionados 12 artistas através de votação popular que irão realizar os espetáculos.
O morador de Sousas, Thiago Rossi junto com seu grupo Viola Arranjada, formado por Anderson Baptsta, Ighor Aguila e Vinícius Muniz, foi um dos selecionados a votação popular.
O grupo se destaca entre por ser um dos poucos quartetos de viola caipira do país. Além disso, três dos integrantes do grupo são os primeiros bacharéis em viola caipira pela Universidade de São Paulo (USP). O outro integrante é formado em composição musical pela UNICAMP e acaba de defender o primeiro mestrado sobre a obra de um dos principais ícones da viola caipira instrumental, Renato Andrade.
O grupo lançou seu primeiro CD intitulado O Vale das Repetições. “Trata-se de um trabalho com foco em composições próprias, nas quais a viola caipira é levada a outros universos musicais como a música erudita contemporânea, música experimental, além de fortes traços da cultura caipira e regional”, afirma Rossi.
Com esse trabalho, o grupo excursionou pelo Estado de São Paulo no ano de 2011 com grande sucesso de crítica. E em 2012 prepara-se para sua turnê nacional.
O Viola Arranjada foi selecionado no festival com 80.2047 votos popular, para realizar o show no Teatro Amazonas em Manaus.





