O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, em 2014, o ano da Copa do Mundo, será capaz de atender o dobro previsto.Viracopos poderá atender 20 milhões de passageiros.
Apenas a reforma do atual terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), já fará que o aeroporto tenha capacidade para dar conta do movimento esperado para 2014. Porém, a intenção é realizar também a entrega do novo terminal.
Hoje o terminal consegue atender um movimento de 6,8 milhões de passageiros, após a reforma, a sua capacidade irá aumentar para mais 3,2 milhões.
As obras de ampliação serão uma das que deverão ser realizadas pela iniciativa privada. Já que os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Brasília serão parte do primeiro lote a ser concedido. A data do leilão está marcada para 22 de dezembro.
O cronograma de reforma, de acordo com a Infraero, prevê o término do projeto básico em dezembro, com a publicação do edital das obras em fevereiro do próximo ano. E a entrega em dezembro de 2013.
O projeto básico do novo terminal e pátio já passaram por licitação, eles serão construídos pela iniciativa privada.
A publicação do edital de terraplanagem está prevista para maio de 2012, três meses depois, o de infraestrutura do terminal de passageiros deve ser publicado.
No ano de 2013, segundo o cronograma elaborado pela Infraero, também estão previstas a conclusões do sistema de pistas e pátios reforço com alargamento da pista de taxiamento, ampliação do pátio do terminal de cargas, construção do novo pátio de aviação geral e recapeamento da pista principal.