O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, localizado em Sousas, pede a compreensão e o apoio da comunidade para com os pacientes portadores de doenças mentais, já que a vizinhança de uma das moradias reclama constantemente do comportamento dos usuários.
Segundo moradores que não quiseram se identificar é comum ver pacientes no portão de uma das casas mantendo contatos íntimos. “Eu não me importo com os gritos, porque isso a gente entende que eles não têm culpa, mas eu acho que deveria ter mais assistência da instituição para que isso não aconteça”, disse uma vizinha.
A psicóloga Veridiana Maruciu explica que os portadores de doenças mentais possuem uma concepção sobre a sexualidade diferente da nossa, mas que mesmo assim, é muito difícil ter acontecido qualquer tipo de comportamento sexual no jardim da casa, pois o perfil dos pacientes da moradia em questão é de pessoas mais idosas, debilitadas e com pouca autonomia.
A enfermeira Ana Carla Lefebvre afirma que a equipe que auxilia no tratamento dos pacientes é enxuta devido à falta de recursos, mas que procura atender da melhor maneira aos usuários. “A casa possui assistência 24h, em nenhum momento eles ficam sem assistência”, afirmou Ana Carla, evidenciando que cerca de sete auxiliares de enfermagem ajudam no tratamento dos pacientes, sendo que dois deles passam a noite na moradia.
A moradia é conhecida como “casa grande”, por ser maior, e capaz de abrigar 21 pacientes enquanto as outras abrigam cerca de oito. Porém há um projeto para que a “casa grande” seja dividida em duas, o que implicaria em gastos com imóvel e equipe de plantonistas, impossíveis no momento por falta de recursos.
As moradias do Cândido atendem à pacientes que necessitam de um serviço residencial terapêutico após anos morando no hospital. São 29 casas distribuídas em bairros da cidade, onde moram 168 usuários do serviço, que não possuem famílias. O objetivo é a reinserção social destas pessoas na comunidade, priorizando a qualidade de vida e possibilitando uma vida digna às pessoas com doenças mentais.