O dia 1º de abril, conhecido internacionalmente como O dia da Mentira, é marcado por brincadeiras com o intuito de enganar alguém.
Das mais inocentes as mais ameaçadoras, faz parte da cultura ocidental tentar trapacear alguém nesse dia, nem que seja um amigo, colega de trabalho ou parente. Mas algumas pessoas são mais ousadas e enganam órgãos públicos.
A Polícia Militar de Campinas recebeu uma ligação anônima dizendo que o banco Bradesco em Sousas seria assaltado durante a tarde. Policiais armados com metralhadoras foram direto ao local, preocupados em deter o suposto ladrão, que não existia.
Os veículos de comunicação não deixam por menos. O site europeu “Goal.com” publicou hoje uma matéria falsa dizendo que o técnico José Mourinho pediu demissão da Inter de Milão para assumir o comando do Real Madrid. A pegadinha foi revelada no final da matéria.
No Brasil, o dia 1º de abril começou em Minas Gerais no ano de 1848, com o lançamento de um periódico chamado “A Mentira”. Foi publicada uma notícia sobre o falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.




