A Comissão de Mobilidade Urbana e Planejamento Viário, presidida pelo vereador Carmo Luiz (PSC) se reúne na noite desta terça-feira, 29 de outubro, às 19h para debater o Plano Cicloviário de Campinas.
O evento vai contar com a participação de representantes da secretaria municipal de Transportes, secretaria municipal do Verde, secretaria municipal de Esportes, secretaria estadual de Transportes Metropolitanos, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), da concessionária Rota das Bandeiras, Autoban, além de representantes da Câmara dos Deputados, Assembléia Legislativa e Ministério Público.
O Plano Cicloviário de Campinas será executado pela Emdec e prevê a construção de cerca de 120 quilômetros de ciclovias até 2017. No Plano, a Emdec também pretende apresentar um projeto de lei que visa permitir à empresa pública explorar as áreas e edificações utilizadas no transporte urbano, para o uso de publicidade, conforme a Lei Federal 12.587/2012. Esta ideia foi discutida e aprovada dentro da 5ª Conferência das Cidades, realizada em maio, na Estação Cultura.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), por exemplo, faz aluguel de espaços nos terminais, inclusive das escadas, que giram no valor mensal de R$ 145,30 por degrau até quase R$ 1.600,00 por mês para anunciar num painel luminoso (back light).
Integram também a Comissão Permanente de Mobilidade Urbana da Câmara os vereadores Carlinhos Camelô (PT), Cidão Santos (PROS), Marcos Bernardelli (PSDB) e Vinicius Gratti (PSD).





