Inspirados no programa Cultura é Currículo da Secretaria da Educação, estudantes podem repetir passeios feitos no ano letivo com os familiares

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo levou 1,1 milhão alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) a atividades culturais, como museus, teatros e galerias ao longo de 2013. Na região de Campinas, foram 173,2 mil visitas culturais. Agora, período de férias escolares, os estudantes podem indicar aos amigos e familiares os lugares visitados com os professores e levar o repertório cultural adquirido na escola para toda a família.
O projeto é chamado Cultura é Currículo e é realizado com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria. Para levar gratuitamente as crianças, jovens e adultos a pinacotecas, exposições de arte e espetáculos de dança, foram firmadas parceria com 165 instituições culturais de todo o Estado, sendo 23 delas na região de Campinas.
Os espaços ofereceram entrada gratuita aos alunos da rede estadual e durante o período de férias escolares estarão abertos e darão descontos aos estudantes (veja lista com algumas sugestões abaixo).
“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.
Em 2014, o calendário escolar da rede estadual será especial em função da Copa do Mundo, mantendo os 200 dias letivos. As aulas começam no dia 27 de janeiro e as férias do meio do ano foram antecipadas para ocorrer entre 12 de junho e 13 de julho, período da realização dos jogos.
Para que a experiência seja positiva e amplie o repertório cultural do grupo, é preciso estar atento a algumas dicas:
. confira o endereço e horário de funcionamento das instituições a serem visitadas;
. veja se a programação condiz com a idade e interesse das crianças e jovens;
. não esqueça de levar os documentos de identificação e a carteira de estudante.
Vejam os lugares que podem ser visitados
CEDOC – Fundação Romi
Estação Ciências de Itatiba
Estação Cultural – Fundação Romi
Fazenda Nova
Fazenda Serrinha
Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
Galeria de Arte Unicamp
Instituto Estre de Responsabilidade Sociambiental
Museu da Energia de Jundiaí
Museu da Energia Usina Parque do Corumbataí
Museu do Telefone de Bragança Paulista
Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz
Museu Exploratório de Ciências da Unicamp
Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Museu Municipal Oswaldo Russomano
Parque do Mirante de Piracicaba
Parque Estadual de Vassununga
Parque Estadual Porto Ferreira
Pinacoteca Municipal Miguel Dutra
Planetário Itatiba
SESC Campinas
SESC Piracicaba
Zoológico Municipal de Piracicaba




