18.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Educação convoca pais e alunos para mega mobilização contra o bullying nas escolas

Data:

Todas as 5 mil escolas do Estado foram orientadas a realizar, no sábado, reunião de pais e mestres para incentivar a presença da comunidade na vida escolar dos alunos

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A Secretaria da Educação do Estado tem um encontro marcado com os pais e responsáveis dos 4 milhões de alunos da rede estadual no próximo sábado, dia 22, sendo 560,5 mil deles da região de Campinas. Na data, ocorre uma mega reunião nas 5 mil escolas estaduais de São Paulo, evento que celebra o projeto “Um dia na escola do meu filho” e integra as ações para aproximar ainda mais a comunidade da vida escolar dos estudantes. Na primeira edição de 2014, o tema central é a participação das famílias no combate a um dos principais gatilhos dos conflitos escolares: o bullying.

Durante todo o dia, as escolas foram orientadas a preparar atividades especiais, como palestras, visitas às dependências da unidade, exibição de filmes e gincanas. O objetivo é mostrar as ações desenvolvidas nas escolas e apresentar o funcionamento de estruturas como o Conselho da Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Escolar. Além disso será distribuído um informativo com 10 dicas sobre como participar da rotina escolar de alunos de todas as idades.

Já as 2,3 mil unidades que integram o Programa Escola da Família, 319 delas localizadas na região de Campinas, ficaram encarregadas em promover um amplo debate sobre como evitar e conscientizar as crianças, adolescentes e adultos sobre o respeito entre os colegas. As direções das unidades escolares vão apresentar os trabalhos preventivos para propor um pacto contra o bullying.

“A atuação da Secretaria é para envolver cada vez mais as famílias e a sociedade no processo educativo, ação que amplia a qualidade do ambiente escolar. Todos os projetos preventivos desenvolvidos por nós são abertos aos familiares e responsáveis”, afirma o secretário da educação, professor Herman Voorwald. “Um levantamento feito sobre um dos nossos programas, chamado de professor-mediador, mostrou que a atuação deste docente é aprovada por mais de 90% das unidades de ensino por interferirem de forma positiva na rotina”, completa.

A rede estadual de ensino fechou o ano de 2013 com 2.884 professores-mediadores, profissionais que passaram por cursos de capacitação e aplicam práticas restaurativas e de mediação de conflitos no ambiente escolar e um dos temas mais trabalhados por estes docentes é o bullying (por 88% dos docentes). Na região de Campinas, eram 380 docentes em atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363