No dia 1° de setembro (domingo), a Web Rádio Maluco Beleza comemora 3 anos no ar e o Ponto de Cultura Maluco Beleza, junto com os “loucutores” da rádio, farão duas atividades para marcar essa data. A primeira atividade acontece no dia 2 de setembro, uma confraternização com um café da tarde no Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. A segunda atividade é o passeio a Holambra na Expoflora no dia 20 de setembro.
O objetivo da atividade é comemorar a conquista de um sonho coletivo realizado, de poder ter uma rádio própria. Desde quando o trabalho de comunicação começou a ser experimentado no Serviço de Saúde, o desejo era de um dia possuir uma rádio própria. Naquela época – ano de 2005 – a assessoria de comunicação pensava em uma rádio comunitária, e tentou ir por esse caminho. Mas durante esse trajeto, uma outra rádio comunitária foi instalada no distrito de Sousas, o que inviabilizou, por lei, a instalação de uma rádio no espaço do Cândido Ferreira.
Paralelo a isso, novos projetos de comunicação foram tomando força. Surgiu à parceria com a Rádio Educativa de Campinas, e o Maluco Beleza foi inaugurado no ano de 2002.
O Maluco Beleza é um programa de rádio protagonizado por pessoas que fazem tratamento mental na cidade de Campinas. Baseado na técnica da comunicação comunitária, os participantes têm a oportunidade de revelar seus pontos de vista para toda a sociedade, mostrando o quanto são possuidores de uma cultura e o quanto não são alienados. O objetivo desse programa de rádio sempre foi diminuir o preconceito que ainda existe em parte da população com relação aos portadores de sofrimento mental e à loucura.
Em 2008, com o reconhecimento do projeto como Ponto de Cultura, o investimento abriu vazão para novas possibilidades, e a ideia de possuir uma emissora de rádio novamente tomou força, desta vez, no formato de uma rádio na web.
No dia 1° de setembro de 2010, a Web Rádio Maluco Beleza foi inaugurada. Nesse sonho se juntam ao projeto outras iniciativas, além de programas produzidos por usuários da saúde mental, outros programas de rádio são produzidos pela comunidade, protagonizados por crianças, adolescentes e terceira idade. Ao todo são 26 programas que compõe a grade da emissora.





