13.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 3, 2025

“O MELHOR DO PAÍS É O POVO BRASILEIRO”

Data:

Pesquisa encomendada pela Embratur ao instituto de pesquisas Zaytec mostra como o turista internacional vê o Brasil. Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada e o presidente Lula é, pela primeira vez, a personalidade mais citada pelos estrangeiros

 

Além do povo brasileiro, citado por 45% dos entrevistados, Belezas naturais/Natureza (23%), Praias/Mar (18%), Sol/Clima Tropical (com 14%) e Diversidade (9%) são o melhor do Brasil, na opinião de estrangeiros de 27 países, que visitaram o Brasil em junho de 2009, período de realização das 2.405 entrevistas que compuseram a pesquisa “Perfil do Turista Estrangeiro e Imagem do Brasil”.

 

“A pesquisa mostra que, apesar dos grandes desafios que ainda temos, mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes. E o povo brasileiro é o maior atrativo que temos”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

 

As referências positivas à economia do país são, também, crescentes – foram feitas por 57% dos entrevistados, que apontaram a economia brasileira como em crescimento, dinâmica, forte e estável. Apenas 10% se referiram de forma negativa.

 

O Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada, por 45% dos estrangeiros entrevistados, seguida de São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%). Quando o assunto é comida, feijoada (20%), churrasco (16%), o feijão com arroz (9%) e carnes (9%) são os mais citados pelos entrevistados.

 

O presidente Lula, Pelé e Ronaldo são, nesta ordem, as personalidades mais lembradas nas citações estimuladas dos entrevistados. Pela primeira vez, Pelé ficou em segundo lugar. E, quando perguntados sobre qual seria o símbolo do País, os estrangeiros surpreenderam: o mais citado foi bandeira brasileira (24%). Em seguida, estão Cristo Redentor (17%), futebol (7%) e Corcovado/Pão de Açúcar (6%).

 

“Chamo a atenção para dois aspectos que considero importantes: primeiro, a confirmação de que o jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam e cativam aqueles que vem nos visitar”, avalia Jeanine Pires, presidente da Embratur. “Depois, a percepção de que o Brasil é um país emergente, que ocupa um novo lugar no mundo e cuja economia aparece como ponto positivo na formação de opinião. Esses dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016”.

 

O objetivo do estudo é investigar a imagem do Brasil junto aos turistas estrangeiros que visitam o país e determinar o seu perfil. Os resultados da pesquisa, aliados a outros estudos e investigações nacionais e internacionais, servem de base para a elaboração de estratégias, por parte da Embratur, para a promoção do turismo brasileiro no exterior.

 

 

Veja outros resultados revelados pela pesquisa:

 

As belezas naturais

Praias são as primeiras colocadas (com 28%) na lembrança do turista quando o assunto são as belezas naturais do Brasil. Aparecem também Florestas (18%), Rio de Janeiro (16%) e Foz do Iguaçu (7%).

 

A música/dança

O samba é lembrado por 46%, a MPB e o forró aparecem com 9%; e a bossa nova, com 7%.

 

Esporte

O futebol continua disparado na frente, com 85% das citações.

 

Longe de estereótipos

O estereótipo da mulata parece ter saído da cabeça dos turistas: quando questionados sobre a imagem que têm do povo brasileiro, a alusão às mulheres não chegou a 1%, enquanto 25% se referiram à alegria/felicidade do nosso povo e 18% ao jeito amigável, e outros 18% à simpatia.

 

O que não agrada

22% apontam a Violência/Criminalidade/Assaltos. A Pobreza é citada por 18%, seguida pela Falta de segurança/Falta de polícia (15%) estão em primeiro lugar. O Trânsito/Falta de sinalização é um problema para 11% e os Custos elevados, para 7%.

 

10% dos turistas não vêem pontos negativos.

 

Obs: Cada entrevistado poderia dar mais de uma resposta para esta pergunta.

 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Amostra: 2.405 entrevistas

 

População pesquisada – turistas estrangeiros que vieram ao Brasil:

 

– em viagens de lazer, turismo e/ou eventos ou que, aliado a outra finalidade, passaram no mínimo três dias a passeio no Brasil;

– com 18 a 75 anos de idade;

– com residência fixa em um dos seguintes países: Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai, Uruguai, México, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Holanda, Suécia, Suíça, Rússia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Japão, China, Coréia do Sul e Índia.

 

Seleção de entrevistados: abordados nas salas de embarque, no momento do embarque para seus países de origem (final da visita).

 

Pesquisa finalizada em agosto de 2009

 

Realização – Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)/Zaytecbrasil33

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Turistas estrangeiros injetaram quase R$ 4 bilhões na economia do País em abril

Seja pelas praias, pela cultura ou pela hospitalidade, o...

Viagens de negócios movimentam mais de R$ 3 bilhões no primeiro trimestre de 2025

O turismo de negócios movimentou R$ 3,179 bilhões no...

Setor de turismo mantém alta e cresce 5,4% no primeiro trimestre de 2025

O índice de atividades turísticas no Brasil registrou um...

Festival une Gastronomia, Artes e Música em Campos do Jordão

Celebrando dez anos do FAM Festival (Food, Art &...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade