Nos dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções da UNICAMP, acontece o 5º Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas – RMC.
“Qualidade em Educação” é o tema central do encontro que reunirá cerca de 900 educadores, gestores e especialistas que debaterão idéias e apresentarão experiências com a participação de grandes nomes da educação latino-americana e autoridades educacionais brasileiras.
Entre os estrangeiros convidados destacam-se a argentina Margarita Poggi, Diretora Regional do Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO, Néstor López, Coordenador do Sistema de Informação sobre Tendências Sociais e Educativas da América Latina, Ana Laura Martinez, coordenadora do programa uruguaio “um lap top por aluno”, o Plan Ceibal. Da OREAL-UNESCO, o chileno Daniel Taccari e a equatoriana Magali Robalino completam o quadro de conferencistas internacionais.
Durante os dois dias do Fórum serão debatidos temas como “Desafios da qualidade da educação na América Latina”, “Avaliação da Qualidade da Educação”, “O papel das novas tecnologias para a qualidade educacional”, “Formação e avaliação de professores”, “Currículo e qualidade” e “Planejamento e gestão da educação de qualidade”.
A solenidade de abertura está marcada para 2 de setembro às 9h00, com a presença do Reitor da Unicamp, Fernando Costa, do Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos e da Secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda que fará a conferência inaugural. O diretor do INEP, órgão responsável pelo ENEM, Joaquim José Soares Neto, e o Secretário Executivo Adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes farão palestras ao lado de representantes da Secretaria Estadual da Educação, membros do Conselho Nacional de Educação e de secretários municipais de educação e cultura.
O Evento – um dos mais importantes do calendário educacional paulista – é uma iniciativa dos 19 municípios que compõem a Câmara Temática de Educação da RMC e conta com o apoio da UNESCO, da Organização dos Estados Ibero-Americanos-OEI, dos governos federal e estadual e outras instituições de apoio e fomento educacional.
A organização executiva do Fórum é do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada-IBSA, a coordenação geral executiva é do Professor Cesar Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação.
Mais informações, acesse: www.ibsa.org.br




