A cada fim de semana, mais e mais turistas descobrem os encantos dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Para apresentar ao público todo o seu potencial e atrações, os distritos se uniram para criar a Estação das Artes, projeto que chega à sua 4ª edição.
No dia 15 de novembro, domingo, os distritos se mobilizam para oferecer em conjunto uma série de atrações, das 10h às 17h. Para quem gosta de apreciar trabalhos artesanais e artísticos, a boa dica são as feiras Vila das Artes, em Sousas, e Jeito de Joaquim, em Joaquim Egídio. Juntas, as duas feiras reúnem quase uma centena de artistas e artesãos, que expõem uma enorme variedade de peças: cerâmica, patchwork, bolsas, roupas, bijouterias, objetos de decoração e muito mais, incluindo uma série de produtos sustentáveis, feitos em materiais recicláveis, com muito estilo e bom gosto.
As duas feiras terão música ao vivo e diferentes atrações. Em Sousas, a Associação Jaguatibaia fará distribuição de mudas de plantas. O aspecto social estará presente com a exposição de peças do Núcleo de Oficinas e Trabalho (NOT) – Economia Solidária do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, referência em tratamento de saúde mental no Brasil. Os produtos são fruto de 13 oficinas artesanais de trabalho – produzidos em vitral, mosaico, velas, bambu, madeira, serralheria e papel reciclado, entre outros materiais. Em Joaquim Egídio, os visitantes da feira poderão curtir ainda apresentação de contadores de histórias, às 12h, e experimentar passeios de charrete durante todo o dia. Apresentação de dançaterapia, exposição de carros antigos, oficinas e teatro de bonecos também estão na programação da 4ª edição do Projeto Estação das Artes.
SOBRE SOUSAS E JOAQUIM EGÍDIO
Com uma paisagem diversificada, de serras e morros, a região dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, permeada pelos rios Atibaia e Jaguari, reúne, além dos recursos naturais, uma série de atrativos históricos, gastronômicos, artísticos e culturais.
Sousas e Joaquim Egídio ocupam área de Proteção Ambiental (APA) e mantiveram quase intactas características de vilas rurais. Os distritos surgiram nas imediações de grandes fazendas de açúcar e café, por volta de 1830/1840, e guardam ainda várias referências desse período histórico, seja nos casarões bem conservados, nas igrejas construídas no século XIX e em tantos outros detalhes que podem ser conferidos ao vivo. Uma tranqüila caminhada a pé pelo centro de Sousas, dá acesso fácil a construções antigas, como a Casa de Cultura, Igreja Matriz de Sant’Ana, Igreja de São Sebastião e a subprefeitura de Sousas.
Também Joaquim Egídio guarda o estilo de cidadezinha do interior, com ruas de paralelepípedos e as fachadas das casas encostadas nas calçadas. A formação do distrito teve como ponto de partida a instalação do Ramal Férreo Campineiro para escoar a grande produção de café das fazendas. Atualmente, várias construções foram tombadas por seu valor histórico, como o casarão que abriga a sub-prefeitura, o Espaço Cultural Ettore Nallin e a Igreja de São Joaquim e São Roque.
Aos poucos, os distritos vão conquistando turistas não apenas da região, mas da capital, de outras cidades do estado e de todo o país. Apesar do ar de cidade de interior, a região conta com agenda musical eclética e inúmeras opções de restaurantes, com gastronomia de qualidade, para todos os gostos. Há desde a tradicional comida mineira, até churrascarias e as culinárias italiana, portuguesa e francesa, entre outras variedades.
Uma expressiva quantidade de artistas e artesãos reside em Sousas e Joaquim Egídio, por isso as feiras de artes e artesanato transformaram-se em atrações locais importantes. As feiras Vila das Artes, em Sousas, e Jeito de Joaquim, de Joaquim Egídio, reúnem trabalhos originais e diferenciados.
Como chegar
Para quem sai de São Paulo, a dica é seguir pela Rodovia Anhanguera, até o km 86, entrar no anel viário em direção à rodovia D. Pedro I, fazendo o contorno na saída do km 130. Placas indicativas mostrarão o caminho até Sousas.
Quem está em Campinas, deve seguir pela Avenida Dr. Moraes Sales, sempre em frente, acompanhando as placas para Sousas e Joaquim Egídio.
PROGRAMAÇÃO
4ª Estação das Artes – Sousas e Joaquim Egídio
Dia 15/11/2009 – das 10h às 17h
Vila das Artes – Sousas
10h às 17h