O estilista Dudu Bertholini, que integra a equipe de jurados do reality show Brazil’s Next Top Model, do canal pago Sony e desde 2002 mostra suas coleções no São Paulo Fashion Week, esteve na noite desta terça-feira, 10 de novembro, no Senac Campinas ministrando a palestra As Mudanças da Moda no Século 21 e as Novas Maneiras de se Relacionar com ela.
Para o público que lotou o auditório, ele fez uma apresentação contando sobre as principais mudanças da Moda no século passado, que aconteciam a cada década, muito diferente do que ocorre atualmente, com mudanças a cada duas temporadas. Para Dudu, a moda contemporânea é um “mix de ideias”.
Segundo ele, a partir do ano 2000 a indústria da moda percebeu que o individualismo tem uma força muito grande e então passou a lidar com o desejo do indivíduo. Por isso há uma grande pluralidade no jeito de se vestir, já que as regras foram deixadas no passado e caiu em desuso os conceitos de certo e de errado. “O que faz diferença hoje não é o que você usa e sim como você usa”, afirmou.
Muito aplaudido no final da palestra, Dudu abriu espaço para as perguntas dos participantes. Questionado sobre a atuação do profissional de moda e sobre o mercado de trabalho, ele foi enfático ao dizer que os profissionais da área estão ganhando mais espaço no mercado de trabalho e para se dar bem como consultor de moda é preciso ensinar como misturar peças. “A pessoa tem que usar o que a enaltece, e não o que a desfavorece”, ressaltou.
Ele aconselhou quem está ingressando na área a pesquisar sempre. “Pesquisas na internet, visitas a brechós, viagens, filmes, livros, tudo isso é fundamental não apenas para a criação de uma coleção, mas também para a vida toda”, disse. Para Dudu, também é preciso aliar a criatividade com a possibilidade de realização, usando recursos que se tem em mãos.
Ele contou ainda que começou a carreira buscando estágio no primeiro ano do curso de Moda, na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo. “Eu ganhava apenas o dinheiro do transporte e fazia de tudo, inclusive catava alfinete no chão, mas aprendi muito e fui crescendo, fazendo contatos, até que comecei a fazer editoriais de moda”, contou. Em seguida, deu uma dica para os ingressantes na área: “Tenham muita humildade e perseverança”
Dudu finalizou o evento falando sobre o futuro da moda. “Acredito que estamos em um momento de transição. Temos a ansiedade por algo novo e talvez esse novo venha da tecnologia”, arriscou.