A Secretaria de Saúde de Campinas renovou o recorde de assistência à população em 2024 ao atingir a marca de 4,09 milhões de atendimentos nas 68 unidades básicas. O número significa crescimento de 22,2% em relação aos 3,34 milhões do ano anterior.
Em meio aos investimentos feitos pela Administração para ampliar e qualificar os serviços disponíveis, o SUS Municipal cadastrou 49,7 mil novos pacientes em 12 meses. Na prática, é como se Campinas tivesse absorvido na rede uma cidade com dimensão populacional próxima à de Louveira. O Censo 2022 do IBGE estimou 51,8 mil habitantes naquele local.
Atendimentos nos centros de saúde
- 2024: 4.090.238
- 2023: 3.345.646
- 2020: 1.174.833
Pacientes cadastrados no SUS Municipal
- 2024: 864.750
- 2023: 815.001
- 2020: 645.006
A assistência pelos centros de saúde inclui consultas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de exames e procedimentos. A rede básica também encaminha os pacientes aos serviços de especialidades ou de urgência e emergência, quando necessário.
Em quatro anos, o SUS Municipal elevou em 248,1% a quantidade de atendimentos realizados. Já o número de novos pacientes cadastrados no período foi de 219,7 mil.
“É inegável o fortalecimento que o SUS Municipal recebeu nos últimos quatro anos para ampliar e qualificar a assistência. A Secretaria se dedicou às melhorias estruturais e desde 2021 foram contratados 587 médicos e 1.417 profissionais de saúde para outros cargos na área de saúde. Sabemos que é preciso continuar e, por isso, temos um planejamento organizado para os próximos anos com objetivo de melhorar o acesso da população para serviços de qualidade”, explicou o secretário de Saúde, Lair Zambon.
O que foi feito?
Nos últimos quatro anos, a Saúde promoveu melhorias e avanços estruturais como a criação dos CSs Guanabara e Sirius-Cosmos, e o Centro de Especialidades Odontológicas Noroeste. Foram inauguradas ainda as novas sedes dos CSs Campina Grande e São Vicente, houve reforma do Centro de Convivência e Cooperativa Tear das Artes no Ouro Verde, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Parque Itália passou a ser 24 horas.
Foram feitas ainda reformas em diversas unidades, houve aquisição de novo prédio para o Almoxarifado, e avanço da área de tecnologia e informação com objetivo de modernizar condições de trabalho e assistência, além da inovação com uso da telemedicina e do chatbot para reduzir faltas em CSs, além de monitorar pacientes com sintomas de dengue.
Em dezembro de 2024, a Saúde inaugurou o Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM). A nova policlínica funciona na Rua Barão de Jaguara, Centro, e neste primeiro momento oferece atendimentos de oftalmologia, reumatologia, terapia ocupacional e ortopedia. A expectativa é de que a partir do final de 2025 a unidade esteja com 100% de funcionamento. Com isso, os atendimentos das especialidades aumentarão em quase 30% – atualmente as policlínicas realizam, cada uma, cerca de 100 mil atendimentos por ano.
Saúde Digital
O Programa Acesso Fácil Saúde Campinas também continua recebendo investimentos da Secretaria de Saúde e o mais recente é o início da implantação do novo serviço de recepção nas unidades do SUS Municipal desde segunda-feira, 10 de fevereiro.
O objetivo é garantir que a recepção dos usuários nas unidades de saúde seja mais acolhedora e ocorra de forma humanizada e ágil. Veja mais detalhes no link: https://campinas.sp.gov.br/noticias/118298/saude-de-campinas-comeca-a-implantar-novo-servico-de-recepcao-no-sus-municipal
Entre março de 2023 e janeiro deste ano foram registradas 943,5 mil interações entre Saúde e pacientes na Saúde Digital. O levantamento considera serviços de telessaúde – teleconsultas e teleinterconsultas – e uso de chatbot para otimizar assistência; estabelecer comunicações do SUS Municipal com pacientes para reduzir o absenteísmo; ofertar consultas de especialidades e, dessa forma, reduzir filas; monitorar pacientes com dengue; e fazer alertas sobre campanhas como vacinação, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Ao longo do período foram 53,3 mil consultas, sendo 35 mil teleconsultas e 18,3 mil teleinterconsultas. Do total de teleconsultas feitas desde o ano passado, 987 pacientes foram encaminhados para um pronto-socorro. O resultado significa que, na prática, 2,81% das consultas exigiram conversão para um atendimento de urgência e emergência. A nota média de satisfação dos pacientes que usaram o serviço é de 9,02, na escala de 0 a 10.
Planejamento
Para o período 2025, a Administração prevê construir e readequar prédios de nove CSs: Village, Sousas, Boa Esperança, 31 de Março, Myrian, Jambeiro, Real Parque, São Judas, e Carlos Gomes. Com isso, a rede básica passará a ter 73 unidades básicas.
Cinco centros de saúde serão ampliados: Santo Antônio, Carvalho de Moura, DIC III, Anchieta e Fernanda. Além disso, estão previstas melhorias nas estruturas físicas de mais seis: Conceição, Campina Grande, Vila Ipê, DIC VI, São Marcos e Figueira.