23.4 C
Campinas
sexta-feira, abril 17, 2026
spot_img

Lula lidera com folga todos os cenários de 1º e 2º turno para 2026, aponta pesquisa Quaest

Data:

Presidente abre vantagem sobre Tarcísio e outros oito adversários; avaliação mostra divisão do eleitorado sobre reeleição e futuro de Bolsonaro


Por Sandra Venancio- Foto Marcelo Camargo/Agencia Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem significativa sobre os principais adversários em simulações de primeiro e segundo turno para as eleições de 2026, segundo levantamento Genial/Quaest divulgado pelo g1 nesta quinta-feira (21). Em relação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula aparece com 43% contra 35% no segundo turno, invertendo o empate técnico registrado em julho.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A pesquisa também testou oito outros adversários em cenários de segundo turno, nos quais o presidente se mantém à frente em todos: Ratinho Júnior (10 pontos de vantagem), Jair Bolsonaro (12), Michelle Bolsonaro (13), Romeu Zema (14), Eduardo Bolsonaro (15), Eduardo Leite (16), Ronaldo Caiado (16) e Flávio Bolsonaro, estreante nos testes, com 16 pontos de vantagem (48% a 32%).

No primeiro turno, Lula lidera todos os cinco cenários estimulados, consolidando sua posição como favorito para a disputa presidencial de 2026.

O levantamento ainda investigou percepções sobre a reeleição de Lula e a candidatura de Bolsonaro. Para 58% dos entrevistados, Lula não deveria disputar a reeleição — índice estável em relação a julho, mas abaixo dos 66% de junho. Já 65% acreditam que Bolsonaro deveria abrir mão de concorrer e apoiar outro nome, alta de três pontos.

Quando perguntados sobre quem temem mais: a volta de Bolsonaro ou a continuidade de Lula, 47% disseram temer Bolsonaro e 39% Lula. Entre eleitores sem posição definida, o receio de Bolsonaro subiu de 38% para 46%, enquanto o medo de Lula caiu de 38% para 25%, ambos próximos do limite da margem de erro.

Caso Bolsonaro não seja candidato, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas aparecem empatados dentro da margem de erro como principais opções do campo conservador. Ratinho Júnior empata com Pablo Marçal, mas fica atrás de Michelle e Tarcísio. Também são citados Eduardo Leite, Eduardo Bolsonaro, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Flávio Bolsonaro, além de “outros” e “nenhum”.

Primeiro turno: Lula lidera

A pesquisa estimulada para 1º turno testou cinco arranjos e, em todos, Lula aparece na dianteira. Eis os recortes principais:

  • Cenário 1 (com Jair Bolsonaro): Lula 34%, Bolsonaro 28%, Ciro Gomes 8%, Ratinho Júnior 7%; indecisos 4% e brancos/nulos/não votam 13%
  • Cenário 2 (com Michelle Bolsonaro): Lula 35%, Michelle 21%, Ciro 9%, Ratinho 8%; indecisos 5% e brancos/nulos/não votam 14%
  • Cenário 3 (com Tarcísio de Freitas): Lula 35%, Tarcísio 17%, Ciro 11%; indecisos 6% e brancos/nulos/não votam 21%
  • Cenário 4 (com Eduardo Bolsonaro): Lula 34%, Eduardo 15%, Ciro 10%, Ratinho 10%; indecisos 6% e brancos/nulos/não votam 16%
  • Cenário 5 (com Flávio Bolsonaro): Lula 35%, Flávio 14%, Ciro 10%, Ratinho 9%; indecisos 5% e brancos/nulos/não votam 16%

Segundo turno: nove disputas, nove lideranças

Em nove simulações de 2º turno, Lula vence em todas. Veja os percentuais centrais e a evolução em relação às rodadas anteriores mencionadas pela reportagem:

  • Lula x Jair Bolsonaro: 47% x 35% (eram 43% x 37% em julho)
  • Lula x Tarcísio de Freitas: 43% x 35% (eram 41% x 37%)
  • Lula x Michelle Bolsonaro: 47% x 34% (eram 43% x 36%)
  • Lula x Ratinho Júnior: 44% x 34% (eram 41% x 36%)
  • Lula x Eduardo Leite: 46% x 30% (eram 41% x 36%)
  • Lula x Eduardo Bolsonaro: 47% x 32% (eram 43% x 33%)
  • Lula x Romeu Zema: 46% x 32% (eram 42% x 33%)
  • Lula x Ronaldo Caiado: 47% x 31% (eram 42% x 33%)
  • Lula x Flávio Bolsonaro: 48% x 32% (primeiro teste com o senador)

Fonte: Genial/Quaest, g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...

Saída de Ratinho Jr. da disputa presidencial reposiciona cenário e reforça pré-candidatura de Lula

Desistência do governador do Paraná reduz espaço para candidaturas...

Câmara elege Odair Cunha para o TCU após disputa marcada por articulações e recuos políticos

Deputado do PT conquista 303 votos e derrota adversários...

Lula articula apoio europeu para Bachelet e leva comitiva de 15 ministros em giro internacional

Presidente visita Espanha, Alemanha e Portugal entre os dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade