Polícia impede atentado com bombas caseiras em ato marcado em frente à Alerj

Data:

Grupo articulava ataques durante manifestação no centro do Rio e espalhava conteúdo de radicalização

A Polícia Civil apreendeu bombas de fabricação caseira e outros materiais com integrantes de um grupo investigado por planejar atentados durante uma manifestação marcada para as 14h desta segunda-feira (2), em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na capital fluminense. A ação ocorreu no mesmo dia do protesto e resultou no cumprimento de mandados em diferentes regiões do estado.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

A operação cumpriu 17 mandados de busca e apreensão em endereços localizados na cidade do Rio, na região metropolitana e no interior. As investigações apontam que o grupo, que se autodenominava “Geração Z”, utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para organizar manifestações com caráter antidemocrático e preparar ações violentas de forma coordenada.

Grupo articulava ataques durante manifestação no centro do Rio e espalhava conteúdo de radicalização. Foto Tomaz Silva/Agencia Brasil

De acordo com a apuração, os integrantes compartilhavam conteúdos voltados à radicalização e ao confronto, além de orientações detalhadas para a confecção de artefatos incendiários improvisados. Entre os materiais apreendidos estavam coquetéis molotov, bombas caseiras produzidas com bolas de gude e pregos, bandeiras e panfletos com mensagens genéricas contra a corrupção e críticas a instituições e governantes, sem indicação direta de nomes ou partidos.

Inicialmente, a operação previa o cumprimento de medidas cautelares contra quatro investigados. No entanto, informações levantadas ao longo da manhã levaram à identificação de outros 13 envolvidos, o que motivou a ampliação da ação com autorização judicial para novos mandados no mesmo dia.

As investigações indicam que os alvos exerciam papel ativo na articulação do grupo, incentivando diretamente a prática de atos violentos e direcionando as ações planejadas, incluindo a escolha de um ponto considerado sensível do cenário político do estado para a execução do ataque.

Em paralelo, ações de segurança em outros estados também avançaram nesta segunda-feira. Em São Paulo, 12 pessoas foram presas sob suspeita de planejar um atentado durante uma manifestação prevista para a tarde na Avenida Paulista, indicando atuação simultânea de grupos com métodos semelhantes.

Os investigados no Rio são apurados por incitação ao crime, associação criminosa e posse, fabricação ou preparo de artefato explosivo ou incendiário. O material apreendido passará por perícia, e as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e a extensão da atuação do grupo em âmbito nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Chuva provoca novas quedas de árvores, alagamentos e erosões em Campinas

Defesa Civil registrou 11 ocorrências entre a noite de...

Operação Frank Mobile revela cadeia nacional que transforma celulares roubados em dinheiro e produtos legais

Investigação aponta divisão de tarefas entre ladrões, receptadores, “icloudeiros”,...

Filme sobre Bolsonaro é orçado em US$ 24 milhões, mais caro que 15 vencedores do Oscar

Valor negociado para “Dark Horse” supera orçamentos de produções...

Produtora de “Dark Horse” é aconselhada a delatar após operação da PF

Karina Gama, responsável pelo filme sobre Jair Bolsonaro, teria...
Advogados do senador e candidato à Presidência querem que apuração sobre recursos públicos destinados a entidades ligadas à produção seja transferida para André Mendonça, que já relata outros procedimentos...