Homem foi detido ao tentar deixar a cidade com dinheiro e joias subtraídos de casal de 86 e 90 anos; crime envolveu ameaças por telefone e pressão psicológica
<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>
Um homem foi preso na madrugada desta sexta-feira (26) pela Guarda Civil Municipal de Americana (SP) suspeito de participação em um golpe de falso sequestro contra um casal de idosos de 86 e 90 anos. Na ação, foram recuperados R$ 42,7 mil em dinheiro e joias entregues pelas vítimas sob ameaça dos criminosos.
Segundo a Guarda Municipal, familiares das vítimas acionaram o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) após perceberem que o casal havia sido alvo de uma extorsão telefônica. Durante a ligação, os criminosos afirmaram que mantinham o filho e a nora dos idosos em cativeiro e exigiram pagamento imediato para evitar supostas agressões.
Sob forte pressão psicológica, as vítimas deixaram dinheiro e joias em um local indicado pelos golpistas.
De posse das informações, o CSI identificou a entrada de um veículo suspeito por meio do sistema de monitoramento Muralha Digital. O automóvel, um Volkswagen Gol branco, passou a ser acompanhado pelas equipes de segurança e foi interceptado quando deixava o município pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na altura do km 123.
Durante a abordagem, os agentes encontraram R$ 4 mil em dinheiro e diversas joias dentro do veículo. O motorista não conseguiu justificar a origem dos itens.
As vítimas reconheceram os bens recuperados como sendo os mesmos levados durante o golpe. O suspeito foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de Americana e preso em flagrante por extorsão mediante restrição de liberdade das vítimas.
Ao todo, foram recuperados R$ 4 mil em espécie e joias avaliadas em cerca de R$ 38,7 mil, que serão devolvidas ao casal de idosos.
O caso será investigado para identificar outros envolvidos no esquema criminoso, que utiliza ligações telefônicas e manipulação emocional para enganar familiares e obter transferências e entregas de valores.




