De forma lúdica, projeto educacional é voltado aos alunos dos ensinos infantil e fundamental
Professores da rede municipal de Guarulhos adotaram uma nova ferramenta para ensinar o alfabeto e os números às crianças do ensino infantil e fundamental (4 a 6 anos). A “Sopa de Letrinha” é um instrumento lúdico, que incentiva os alunos a fixar na memória as informações transmitidas em sala de aula. A experiência vem sendo aplicada com êxito na Escola da Prefeitura Mario Quintana, no bairro Jardim City.
A “Sopa de Letrinhas” é uma iniciativa exclusiva desta escola e incentiva a participação das crianças de forma integral no processo de alfabetização. Os professores apresentam à classe um recipiente com letras e números. A partir daí, convidam os alunos para formar os nomes (referencial e primeira forma de identificação) depois de visualizarem as letras nos seus crachás, no quadro negro e nos cartazes.
A cada nova rodada, as peças são separadas, misturadas e os alunos então montam seus nomes, contando o número de sílabas e letras utilizadas. Aos poucos, as crianças começam a formar textos maiores e novas palavras.
“Elas aprendem o nome das letras, a grafia dos seus nomes, diferem letras de números e reconhecem pequenas palavras ao visualizarem as letras aprendidas. É um método que só traz benefícios e aumenta o prazer por aprender. As crianças adoram e nós sentimos os ótimos resultados”, explica a professora Kátia Cristina dos Santos, uma das idealizadoras do projeto.
Segundo a professora, o projeto “Sopa de Letrinhas” é recebido pelas crianças como uma brincadeira, valorizando o processo psicológico do aprendizado e do desenvolvimento das crianças. “O fato de estar na escola passa a ser um momento de diversão também, e não apenas de estudos. Aprender brincando é sempre mais produtivo e o projeto vai muito além do copiar as letras na cartilha”, revela Kátia.




