Serão mostradas técnicas e práticas para plantação e colheita de verduras, legumes, raízes, frutas e temperos para serem comercializadas e usados no dia-a-dia
O Sítio Colinas Terra Mãe, localizado no Distrito de Joaquim Egídio em Campinas, promove no dia 29 de maio o curso: “Horta Orgânica na Cidade”, que será apresentado pelo agricultor Dercílio Aristeu Pupin, da empresa Família Orgânica, que produz e comercializa alimentos certificados e sem agrotóxicos na Região de Campinas.
O curso ensina como produzir alimentos orgânicos em vasos, jardins e pomares. Serão mostradas técnicas e práticas para plantação e colheita de verduras, legumes, raízes, frutas e temperos para serem comercializadas e usados no dia-a-dia da cozinha, com a vantagem de não conter agrotóxicos. A VI Semana dos Alimentos Orgânicos acontece de 23 a 30 de maio e é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Governo Federal. O objetivo da campanha é estimular o consumo, a produção e esclarecer as pessoas sobre os produtos orgânicos e seus benefícios ambientais, sociais e nutricionais.
Dercílo Pupin apresenta uma forma de agricultura vista como um organismo vivo, que promove a vitalidade da terra através de suas características físicas, químicas e biológicas. O alimento para a terra é feito através da várias técnicas de compostagem a partir de resíduos orgânicos domésticos. “A idéia é ajudar a criar ‘jardins comestíveis’ com as técnicas da agricultura orgânica, para que as pessoas aproveitem os espaços de suas casas e apartamentos”, diz Pupin. No curso também serão indicadas as formas de integração na rede de produtores orgânicos para comercialização.
Projeto Terra Mãe
O Sítio Terra Mãe é um lugar dedicado à prática de vida saudável, para o ser humano e o planeta, através do conhecimento e da integração entre pessoas. O projeto promove cursos sobre temas ligados à saúde e ecologia. Nesse ano já foi apresentado o curso sobre Biodinâmica e estão programados cursos de Bioarquitetura, Lagos Ornamentais, Terapias Alternativas, entre outros. O Projeto Terra Mãe também inclui um espaço dedicado ao contato com a natureza, com programas de lazer, atividades físicas e relaxamento, que será inaugurado em breve.
Dia 29 de maio, das 9h às 13h
Inscrição: R$ 100,00 por pessoa (com almoço orgânico e certificado)
Sítio Colinas Terra Mãe Joaquim Egídio – Campinas
Informações e inscrições:
Telefone: 3243-7033
E-mail: contato@colinasterramae.com.br




