A Polícia Federal apreendeu, na noite de 02/06/2011, 277 caixas de cigarros introduzidos irregularmente no país, que estavam armazenados em uma chácara no bairro Alegre, no município de Holambra/SP. Uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de contrabando ou descaminho.
A ação se desenvolveu pela Polícia Militar que, investigando denúncia anônima, chegou ao local e encontrou os produtos armazenados em um galpão. No momento da diligência, estavam presentes na chácara 4 pessoas, o proprietário, sua esposa e dois empregados.
As caixas de cigarros foram acondicionadas em caminhão encontrado no local, sendo as pessoas e o veículo com a carga conduzidos à Polícia Federal em Campinas, onde se formalizou a apreensão das mercadorias e do veículo.
As pessoas conduzidas foram ouvidas pela autoridade policial, visando apurar a participação de cada um no crime investigado.
Constatou-se que J.T.M.W,, dono da chácara, tinha conhecimento da existência dos cigarros em sua propriedade, tendo alegado que havia alugado o espaço para o depósito de mercadorias e que só depois soube tratar-se de cigarros. Disse que chegou a receber R$ 1.200,00 em pagamento pelo aluguel e que, ao longo dos dois meses em que durou o depósito, houve a descarga de mercadorias em pelo menos duas ocasiões, que eram a seguir retirados em vans que iam ao local em torno de 2 vezes por semana.
J.T.M.W,, 50 anos, natural de Jaguariúna/SP, foi preso em flagrante pelo crime de contrabando ou descaminho, estando sujeito a pena de 1 a 4 anos de reclusão.
A esposa do preso e os dois empregados foram liberados, por não se comprovar a sua participação no crime.
O caminhão com as mercadorias foi encaminhado ao Depósito da Receita Federal em Viracopos, para posterior formalização do Termo de Apreensão e Guarda Fiscal.




