Os alunos da rede estadual paulista conquistaram 402 medalhas – 26 de ouro, 71 de prata e 304 de bronze – na III Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2007. Mas o destaque é Gerson Tavares Camara de Souza, aluno da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, que conseguiu medalha de ouro em todas as três edições do campeonato.
Estudante do período noturno da Escola Estadual Professor Santos Amaro da Cruz, de São Paulo, Gerson, 17 anos, conquistou medalha de ouro em 2005, 2006 e 2007. Cada medalhista de ouro receberá um celular. Os de prata e bronze receberão, além da medalha, uma calculadora científica (os de prata e bronze receberão, além da medalha, uma calculadora científica) A cerimônia de premiação no Estado será realizada neste sábado, 24 de maio, às 15h, no Memorial da América Latina.
Gerson freqüenta curso de iniciação científica oferecida pela equipe da OBMEP aos sábados, trabalha o dia todo e cursa o Ensino Médio à noite. “É um aluno excelente. Faz a diferença. Aproveita os recursos que a escola oferece e se esforça bastante”, diz a vice-diretora da escola, Edna Mazucato Grangeiro.
São Paulo ficou em 2º lugar na disputa nacional. Trezentas e trinta e seis escolas estaduais paulistas obtiveram ao menos uma medalha. O total de escolas estaduais inscritas foi de 3.779 unidades.
A OBMEP é voltada para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio. A disputa por prêmios ocorre de acordo com a classificação em provas que avaliam conhecimentos de álgebra, equações simples e compostas, trigonometria e frações, entre outros conteúdos adaptados aos níveis dos estudantes. Participam escolas públicas federais, estaduais e municipais de todo o País. O evento é uma promoção do governo federal em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Em 2007, a Olimpíada contou com a participação de cerca de 17 milhões de alunos de mais de 98% dos municípios brasileiros.
Competição
Os competidores são divididos em três níveis e participam de duas fases eliminatórias. Na primeira etapa, são aplicadas provas objetivas de 20 questões que o aluno realiza na própria escola. A correção é feita pelos professores, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela Direção Acadêmica da OBMEP. Na segunda etapa, participam 5% dos estudantes com melhor desempenho na 1ª fase, em cada nível. A prova é discursiva e realizada sob a responsabilidade de aplicadores escolhidos pela organização da olimpíada.
Entre os prêmios estão medalhas de ouro, prata e bronze, bolsas de iniciação cientifica para alunos, cursos de aperfeiçoamento destinados a professores, um notebook com kit de data-show e livros para composição de uma biblioteca de matemática para os estabelecimentos de ensino. Os municípios com maior pontuação em seus Estados e no quadro geral do país também recebem troféus.