A festa junina é uma celebração tradicional brasileira que ocorre no mês de junho, festejando três importantes santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), segundo alguns historiadores, porque teve origem nos países católicos europeus e era uma homenagem a São João, que comemorava normalmente sua festa em junho.
Origem da fogueira
Para os católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre um monte.
Outra teoria afirma que estas fogueiras fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de junho.
Simpatias, sortes e adivinhas para Santo Antônio
O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio e São João, é quase familiar: cheio de intimidades, chega a ser, por vezes, irreverente, debochado e quase obsceno. Esse caráter fica bastante evidente quando se entra em contato com as simpatias, sortes, adivinhas e acalantos feitos a esses santos:
Os objetos utilizados nas simpatias e adivinhações devem ser virgens, ou seja, estar sendo usados pela primeira vez, senão… nada de a simpatia funcionar! A seguir, algumas simpatias feitas para Santo Antônio:
– Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam-no de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo.
– Para arrumar namorado ou marido, basta amarrar uma fita vermelha e outra branca no braço da imagem de Santo Antônio, fazendo a ele o pedido. Rezar um Pai-Nosso e uma Salve-Rainha. Pendurar a imagem de cabeça para baixo sob a cama. Ela só deve ser desvirada quando a pessoa alcançar o pedido.
– No dia 13, é comum ir à igreja para receber o \”pãozinho de Santo Antônio\”, que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que estes não faltem jamais.
Aqui em Sousas, algumas festas já se tornaram tradicionais, principalmente nas escolas.
Na Escola Amarelinha, as festas juninas atraem sempre um grande público, as quais transcorrem em clima de alegria e reúnem os familiares de seus alunos que se confraternizam num ambiente familiar. As crianças se divertem com as quadrilhas e as brincadeiras, enquanto seus pais participam de outras atividades.
Organizado pelas diretoras da escola Marta Ghinello Prada e Lígia Salatti Almeida Ghinello que afirmam ser este um momento importante na formação dos alunos, pois eles participam da montagem e preparação de toda a festa, através de arrecadação de prendas, colagem das bandeirinha. As mães também preparam deliciosos doces que servem para a venda nas barracas.
A Escola Amarelinha está há 11 anos no trabalho com a educação infantil e há 4 anos com ensino fundamental I. (de 1ª a 4ª série)
A festa junina é uma celebração tradicional brasileira
Data: