17.9 C
Campinas
sexta-feira, junho 27, 2025

EUA inauguram novos postos para pedido de visto no Brasil

Data:

Começam a funcionar nesta segunda-feira (7) os novos centros de solicitação de visto para os Estados Unidos instalados em São Paulo, Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Distrito Federal. Na capital paulista, serão duas novas unidades.

A previsão é de que novos postos também sejam inaugurados em breve no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

Os postos vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos domingos, das 13h às 18h. Serão dois endereços na capital paulista: um na Avenida José Maria Whitaker, 370, no bairro da Saúde, na Zona Sul; e outro na Avenida São Gualter, 308, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste.

Em Minas, o posto de atendimento do Consulado dos Estados Unidos começa a operar nesta segunda-feira na Rua Maranhão, 310, bairro Santa Efigênia, na Região Centro-Sul da capital.

Já em Brasília, quem quer renovar o visto para entrar nos EUA não vai mais precisar ir à embaixada. A entrega dos documentos será feita no posto de atendimento que funcionará no Venâncio 2000 e o atendimento deve durar, no máximo, 30 minutos. A expectativa, segundo a embaixada americana, é de que o atendimento passe de 1,2 mil pessoas por dia para 2,5 mil.

Em Recife, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) está localizado na Avenida Herculano Bandeira, 949, no bairro do Pina, e também começou a operar nesta segunda-feira.

A expectativa é que a capacidade de agendamento passe de 500 para 1,5 mil por dia. O horário de funcionamento do CASV é das 7h às 18h, exceto aos domingos, quando o local atende das 15h às 18h.

Mudanças no processo

Desde o dia 30 de abril, os pedidos de visto passaram a ser feitos em duas etapas. A primeira delas exige agendamento do pedido de visto via internet, pelo site http://brazil.usvisa-info.com. Os solicitantes vão receber um número para monitorar o seu pedido e saber se foi liberado, se está tramitando etc.

A partir deste ponto, a pessoa vai a um dos dois centros para entregar documentos, foto e recolher as dirigais, na data agendada.

Nem todos vão ter que passar pela segunda etapa, que consiste em uma entrevista com um vice-cônsul americano. Casos de renovação de visto de turismo e negócios vencidos há no máximo quatro anos, por exemplo, não exigem a entrevista, que é feita no consulado.

A criação dos postos de pedido de visto faz parte de um plano maior, para reduzir as filas e a espera para retirar o documento. A previsão do Consulado Geral dos EUA em São Paulo é diminuir as filas atuais, que duram três horas, para no máximo 30 minutos nos novos postos.

Taxa única
O solicitante passará a pagar uma taxa única pelo visto, de R$ 307,70 (US$ 160). O pagamento poderá ser feito por boleto gerado no site ou telefone, diferentemente do que ocorre hoje, em que é obrigatório pagar no Citibank com o passaporte. Quem for pedir visto também não precisa mais se preocupar em levar foto 5×7, que vai passar a ser tiradas no centro de atendimento, de graça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Observatório ficará aberto na sexta, no domingo e no feriado de segunda

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini estará aberto ao...

Receita Federal apreende 450 quilos de cocaína no Porto de Santos

  A atuação da Divisão de Vigilância e Repressão ao...

Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região de Campinas

  Emprega São Paulo/Mais Emprego oferece 268 oportunidades na região...

Garotinho, ex governador do RJ foi preso hoje

  O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR)...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade